• Esporte

    Monday, 24-Jun-2024 08:52:37 -03

    Corinthians busca 3º lugar no Brasileiro para evitar tensão

    RAFAEL VALENTE
    DE SÃO PAULO

    06/12/2014 02h00

    O Corinthians busca uma vitória diante do Criciúma, no Itaquerão, neste sábado (6), mas não só. O time quer muito um tropeço do Internacional contra o Figueirense, em Florianópolis. Na pauta do comando do clube está a preocupação em evitar um início de 2015 turbulento.

    Ambos os jogos valem pela última rodada do Brasileiro e definem o terceiro e quarto colocado do campeonato, disputa geralmente desprezada. Dessa vez a motivação relaciona-se à Libertadores.

    Corinthians e Internacional já estão garantidos no torneio continental, mas dependem da colocação final no Brasileiro para saber qual fase do torneio vão disputar.

    O terceiro colocado do Brasileiro garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores, na chave de Emelec (EQU), um clube do Chile a definir e o vencedor de Morelia (MEX) e Strongest (BOL).

    Ricardo Nogueira/Folhapress
    O atacante Guerrero durante uma partida do Corinthians
    O atacante Guerrero durante uma partida do Corinthians

    É uma posição muito mais confortável que o quarto lugar, que disputará a primeira fase contra um rival colombiano a definir.

    Depois, caso avance, dividirá a chave com São Paulo, San Lorenzo (ARG), atual campeão, e Danubio (URU), no grupo que já é apontado como o da morte.

    Hoje, Corinthians e Inter têm 66 pontos, mas os gaúchos ocupam o terceiro lugar porque contam com mais vitórias (20 a 18). Assim, se o time paulista empatar precisa que o Inter seja derrotado. Se vencer, empate no sul basta.

    CALENDÁRIO

    Em 2011, na única vez em que disputou a primeira fase da Libertadores, o Corinthians foi eliminado pelo Tolima (COL) e nem disputou a etapa de grupos do torneio.

    Além de evitar o risco de repetição desse cenário, o time paulista quer ser terceiro no Brasileiro para ter um início de ano com menos tensão.

    O jogo de ida da primeira fase da Libertadores está previsto para 4 de fevereiro, três dias após o início do Paulista. Antes da partida de volta (11), estão agendados a eleição presidencial do clube (dia 7) e o clássico com o Palmeiras (dia 8), na casa do rival.

    O elenco do Corinthians volta de férias em 5 de janeiro. Depois, viaja para treinos nos EUA, onde vai disputar a Florida Cup. Ao retornar, vai jogar os amistosos contra o Corinthian (ING), dia 25, e o Flamengo, 28, no Itaquerão.

    "Vamos fazer nossa parte e torcer para a rodada ajudar", disse o técnico Mano Menezes.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024