• Esporte

    Friday, 21-Jun-2024 17:35:12 -03

    Gol após atravessar campo transforma brasileiro em novo 'fenômeno' na Itália

    RAFAEL VALENTE
    DE SÃO PAULO

    07/12/2014 02h00

    Bruno Peres, 24, precisou percorrer 78 metros com a bola em seus pés para ver seu nome repercutir como nunca conseguiu no Brasil no período em que defendeu o Santos e chegou a jogar com Neymar.

    Ao deixar a área de seu time, o Torino, o brasileiro levou 11 segundos para chegar até a área da rival Juventus e marcar o gol de empate no clássico de Turim, no último domingo (30), pelo Italiano.

    Foi um chute cruzado, que chegou a bater na trave direita do goleiro antes de entrar. O time de Bruno Peres perdeu por 2 a 1, mas o golaço virou história e ajudou a projetar o lateral direito por toda a Itália.

    Os programas locais reprisaram inúmeras vezes o lance. Chegaram a calcular a velocidade do brasileiro em algo próximo a 28 km/h. E a velocidade da bola em 97 km/h.

    Na internet, o brasileiro virou "meme" (conteúdo que se espalha rapidamente pela web) por causa do gol. Nas imagens, passou a competir com o super-herói "The Flash", com o velocista jamaicano Usain Bolt.

    "Foi um golaço, mas só tive essa percepção depois do jogo. Todo mundo veio falar comigo. Jornalistas, companheiros de time e até adversários. Eles me trataram nesses últimos dias como se eu fosse um fenômeno", disse Bruno Peres à Folha por telefone.

    "Alguns torcedores lembraram do Maicon [ex-Inter de Milão e hoje na Roma] e outros passaram a falar que eu posso ser o novo Cafu [ex-Roma e Milan]. Para mim, é um privilégio ser comparado com grandes nomes", disse.

    Não foi apenas a beleza do gol que o fez repercutir. Peres ajudou o Torino a quebrar um tabu. Há 12 anos o time não fazia gol na Juventus. Mas outro tabu não foi derrubado. O Torino não vence desde 1995.

    O curioso é que Bruno Peres nunca foi de fazer gols. A melhor fase foi no Santos, onde atuou de julho de 2012 a maio deste ano e anotou quatro vezes (tem oito na carreira). Mas admitiu que estava determinado no clássico.

    "Falei à minha esposa que faria história. Vesti por baixo do uniforme uma camisa com mensagem de agradecimento à Deus, algo que só fazia no Santos, e acreditei. Só não esperava um golaço", brinca.

    A repercussão atual contrasta com o início. Apesar de ter gasto 2 milhões de euros (R$ 6,3 milhões) no lateral, o Torino não tinhas vagas suficientes para estrangeiro e Peres chegou a ter sua volta ao Brasil cogitada. Só no último dia de inscrições soube que ficaria na Itália.

    "Foi um período difícil, de incerteza. Senti medo. Não queria ter minha ida à Europa frustrada dessa forma."

    Após estrear na terceira rodada, viu a maré mudar. Virou titular e encantou a torcida com o "jeito brasileiro", suas arrancadas e seus dribles em direção ao gol.

    "Estou trilhando meu caminho com calma e espero fazer história no Torino como o Júnior [ex-lateral do Flamengo]. Ele é um ídolo aqui e se eu conseguir repetir o que ele fez já ficarei feliz."

    Marco Bertorello - 30.nov.2014/AFP
    O brasileiro Bruno Peres, 24, festeja gol anotado pelo Torino contra a Juventus, em Turim
    O brasileiro Bruno Peres, 24, festeja gol anotado pelo Torino contra a Juventus, em Turim

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024