• Esporte

    Friday, 03-May-2024 10:28:58 -03

    CBF promete tirar pontos e até excluir clubes em caso de atraso nos salários

    DE SÃO PAULO

    15/01/2015 11h12

    A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que vai punir os clubes que não cumprirem suas obrigações financeiras e trabalhistas. De acordo com a entidade, as penas podem variar de perda de pontos até exclusão de campeonatos.

    A CBF afirmou que a medida visa dar uma maior transparência ao futebol brasileiro. As medidas estão no novo Regulamento Geral de Competições da CBF, versão 2015.

    De acordo com a CBF, "os clubes que desrespeitarem as obrigações estipuladas ficarão sujeitos às seguintes punições: advertência, multa, proibição de registro de contrato especial de trabalho desportivo até a regularização dos salários em atraso; perda de pontos nas competições; exclusão do campeonato; descenso para a divisão imediatamente inferior; ou, ainda, proibição de participação em competições, em caso de reincidência".

    No entanto, a entidade ainda não especificou como serão estabelecidas as punições.

    No anuncio, a CBF diz também estar confiante que "refinanciamento das dívidas dos clubes seja aprovado", através de sanção presidencial da Medida Provisória 656/14, que "dará aos clubes brasileiros o fôlego financeiro de que tanto necessitam".

    O fair-play financeiro no futebol brasileiro É um dos objetivos do Bom Senso F.C., grupo formado por jogadores e ex-atletas que defende mudanças no futebol

    O Bom Senso entende que o fair-play precisa entrar como artigo na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (LRFE), que só poderá ser discutida novamente em 2015.

    SANTOS E BOTAFOGO

    Se as novas pedidas da CBF já tivessem em vigor prejudicaria clubes tradicionais como Santos e Botafogo. O time da Vila Belmiro deve salários, direitos de imagem, 13º, férias e fundo de garantia para jogadores do elenco e até para quem já saiu -caso do atacante Leandro Damião, emprestado para o Cruzeiro. Seis jogadores já entraram na Justiça para cobrar os valores.

    O Botafogo enfrentou o mesmo problema e viu o lateral direito Lucas e o volante Gabriel entrarem na Justiça contra o clube.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024