• Esporte

    Monday, 06-May-2024 19:57:57 -03

    Clubes chineses gastam mais com futebol e apostam em atletas no ápice

    RAFAEL REIS
    DE SÃO PAULO

    17/01/2015 02h00

    O meia-atacante Ricardo Goulart, 23, foi um dos destaques do Cruzeiro bicampeão brasileiro e tem sido convocado por Dunga para seleção.

    Seu destino poderia ser Inglaterra, Espanha, Alemanha ou qualquer outro país da elite da bola. Também poderia estar de malas prontas para Rússia, Ucrânia ou países árabes, mercados que receberam legiões de atletas ao longo da última década.

    Só que Goulart preferiu atravessar meio mundo, enfrentar enorme diferença cultural e encarar o risco de cair no ostracismo. Desde a terça (13), tornou-se estrela do Guangzhou Evergrande.

    A contratação mais cara da história do futebol chinês (€ 15 milhões, o equivalente a R$ 45 milhões) mostra que o maior país do mundo já tem força para brigar com centros onde o futebol é um esporte muito mais consolidado.

    A liga chinesa, criada apenas em 2004, já é a nona que mais dinheiro investe em contratações em todo o planeta.

    Reprodução/Facebook/guangzhouhengda
    Reprodução do Facebook do Guangzhou Evergrande anunciando a contratação de Ricardo Goulart
    Reprodução do Facebook do Guangzhou Evergrande anunciando a contratação de Ricardo Goulart

    Somente as duas primeiras divisões da Inglaterra e as elites de Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e México gastam mais. De um ano para cá, Rússia e Ucrânia foram deixadas para trás.

    O volume do investimento em reforços tem crescido exponencialmente. Cinco anos atrás, o valor gasto com transferências na temporada toda foi de € 2,7 milhões (R$ 8,2 milhões, na cotação atual).

    Só a partir de julho do ano passado, os chineses gastaram € 80,6 milhões (R$ 244,4 milhões) com a chegada de novos jogadores.

    A enxurrada de dinheiro, vindo principalmente de conglomerados como a gigante do comércio digital Alibaba (dona de 50% do Guangzhou Evergrande) e a maior estatal do setor elétrico do mundo, State Grid (proprietária do Shandong Luneng), mudou o perfil das contratações.

    Se em 2011 e 2012, quando a liga começou a ganhar destaque, a predileção era por astros na reta final da carreira, casos do marfinense Drogba e do francês Anelka, que lhe dessem visibilidade. A China agora busca quem possa render dentro de campo.

    O Shandong anunciou no início da madrugada deste sábado a contratação de Diego Tardelli, 29, titular da seleção brasileira. O Shandong Luneng, é o rival do Palmeiras neste sábado.

    Outro reforço para a próxima temporada é o atacante Alan, 25 (ex-Fluminense), artilheiro da Liga Europa pelo Red Bull Salzburg. Ele acertou nesta sexta (16) também com o Guangzhou.

    Reprodução
    Diego Tardelli veste a camisa de seu novo clube, o Shandong Luneng
    Diego Tardelli veste a camisa de seu novo clube, o Shandong Luneng

    DE MURIQUI A CANNAVARO

    Como se vê, os atletas brasileiros são os mais procurado pelas equipes chinesas.

    Dos 66 estrangeiros da primeira divisão, que possui 16 clubes e tem o Guangzhou Evergrande como atual tetracampeão, um terço (22) é do país pentacampeão mundial.

    O artilheiro e melhor jogador da última temporada, Elkeson (ex-Botafogo e atualmente no Guangzhou Evergrande) é brasileiro.

    Há ainda Vágner Love e Aloísio (Shandong Luneng), Paulo André (Shangai Shenhua) e tantos outros jogadores conhecidos do torcedor brasileiro espalhados por lá.

    O sucesso brasileiro é tanto que Muriqui (ex-Vasco) chegou a ser sondado para se naturalizar chinês antes de se transferir para um time do Qatar no meio do ano.

    Fora de campo, há Cuca, técnico campeão da Libertadores-2013 com o Atlético-MG, que dirige o Shandong.

    Mas há expoentes de outros países. O ex-zagueiro italiano Fabio Cannavaro é o técnico do Guangzhou. Sergio Batista, que já passou pela seleção argentina, comanda o Shanghai Shenhua.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024