• Esporte

    Monday, 29-Apr-2024 05:22:55 -03

    FPF passou clássico da Copa São Paulo para Limeira para evitar violência

    ALEX SABINO
    DE SÃO PAULO

    21/01/2015 20h27 - Atualizado às 07h54

    Ernesto Rodrigues - 13.jan.2015/Folhapress
    Estádio em Limeira foi liberado para receber o jogo entre Corinthians e São Paulo, na semifinal da Copa São Paulo
    Estádio em Limeira foi liberado para receber o jogo entre Corinthians e São Paulo, na semi da Copa SP

    A FPF (Federação Paulista de Futebol) levou o clássico entre Corinthians e São Paulo para Limeira (154 km da capital) por avaliar que, no interior, será mais fácil conter a possível violência dos torcedores organizados.

    Os rivais jogam nesta quinta (22), às 21 horas, no estádio Major José Levy Sobrinho pela semifinal da Copa São Paulo de futebol júnior. O vencedor enfrenta Palmeiras ou Botafogo na decisão.

    O estádio estava liberado apenas para confrontos sem cobrança de ingressos porque não tinha o laudo do corpo de bombeiros. O que foi resolvido nesta quarta (21).

    "Os laudos estavam prontos. Mas faltavam apenas as assinaturas. Estava tudo resolvido", disse o coronel Marcos Marinho, responsável pela segurança na FPF.

    O interesse da entidade organizadora do torneio é limitar a presença das organizadas, embora saiba que eles vão comparecer. Por isso, a partida será no interior.

    Haverá cobrança de ingressos (R$ 20 arquibancada e R$ 30 cadeira).

    Há a preocupação até em não ferir as suscetibilidades das duas torcidas. A corintiana vai entrar pelo portão principal. A são-paulina usará a entrada que normalmente é destinada aos visitantes.

    Para evitar que o jogo seja visto como "mando" do Corinthians, a Polícia Militar pediu à Internacional de Limeira (dona do estádio) que use os termos "portão 1" e "portão 2".

    Editoria de arte/Folhapress

    HISTÓRICO

    O temor da FPF é por existir um histórico de violência em clássicos paulistas no torneio apelidado de "copinha".

    Rodrigo de Gásperi, então com 13 anos, morreu ao ser atingido por uma bomba atirada pela torcida do São Paulo em semifinal contra o Corinthians, em janeiro de 1992.

    Três anos mais tarde, na final da Supercopa São Paulo de futebol júnior, Marcio Gasparin da Silva, 16, foi morto a pauladas durante a final entre São Paulo e Palmeiras, no Pacaembu.

    Os dois incidentes aconteceram em partidas na capital.

    O efetivo policial será de 160 homens e as ruas ao redor do estádio em Limeira estarão fechadas. Tanto assim que a Prefeitura pede aos torcedores que evitem irem à partida de carro.

    Pela organização do evento, uma vantagem estratégica do Major José Levy Sobrinho é estar próximo da Rodovia Anhanguera, por onde os ônibus das organizadas devem chegar.

    Assim fica mais fácil separá-los e escoltá-los a pé até o portão de entrada do estádio que vai receber a semifinal.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024