• Esporte

    Monday, 06-May-2024 08:39:36 -03

    Portuguesa vai usar Paulista como laboratório para a Série C

    LUIZ COSENZO
    RAFAEL VALENTE
    DE SÃO PAULO

    01/02/2015 07h00

    Rebaixada na Série B do último Brasileiro e em meio à pior crise da história quase centenária, a Portuguesa inicia o Campeonato Paulista deste ano com uma única preocupação: arrumar o time para disputa da Série C do Nacional neste ano.

    A Folha apurou que a diretoria cobra a comissão técnica que a Portuguesa não encerre o ano na Série C. Do ponto de vista financeiro, os cartolas analisam que seria "uma catástrofe" para o clube.

    A equipe lusitana acumula problemas fora de campo. Sem dinheiro em caixa, não conseguiu fazer contratações de impacto. Trouxe 12 reforços. Os mais famosos são os laterais Fabinho Capixaba e Bruno Bertucci.

    A aposta para o time crescer recaí nos ombros do técnico Ailton Silva, que tem passagens por São Caetano, Mogi Mirim e Santo André. O treinador sentiu a dificuldade ao assumir o clube, em dezembro. O clima era de baixo astral com a queda para a terceira divisão nacional.

    "O clima estava complicado. Um momento de desolação com a queda para a Série C. Os jogadores tristes. Havia preocupação com os rumos do clube, com as finanças", disse à Folha Silva.

    Aos poucos o ambiente mudou. A vinda de reforços e a promessa da diretoria de acertar salários, amenizou o clima.

    "Hoje, até pela nossa reformulação, já vejo os jogadores com pensamento positivo. O ambiente também é positivo. Nossa pretensão é fazer uma boa campanha no Paulista, buscar equilíbrio durante a disputa. Não é fácil encaixar rápido quando se tem um time recém-formado. Ainda mais porque o Paulista é um torneio curto", avalia Silva.

    A Portuguesa está no Grupo 3 do Estadual, ao lado de Botafogo, Linense, Marília e Palmeiras.

    Ainda que não classifique para as quartas de final, a Portuguesa deixará a competição feliz se tiver entrosado o time para a Série C. O torneio nacional tem início previsto para meados de maio.

    "Vamos ficar satisfeitos se conseguirmos fazer uma base boa, competitiva. O objetivo na temporada é subir para a Série B. Não podemos permanecer na Série C. A Portuguesa tem de dar a volta por cima. E tem de começar neste ano", disse Silva.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024