• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 03:24:25 -03

    Espanha recebe os primeiros testes da F-1 em 2015

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A JEREZ DE LA FRONTERA

    01/02/2015 02h00

    Exatos dez domingos depois que Lewis Hamilton recebeu a bandeirada para vencer o GP de Abu Dhabi, sagrar-se bicampeão mundial e coroar uma temporada de domínio absoluto da Mercedes, a F-1 dá início neste domingo (1) ao próximo capítulo de sua história.

    E, a dúvida que começa a ser respondida no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, onde até quarta-feira (4) oito dos nove times da categoria realizam o primeiro teste da pré-temporada, é se este novo capítulo será mais uma vez dominado pelo time alemão.

    Como as mudanças no regulamento para a temporada que começa em Melbourne, em 15 de março, não foram tão drásticas como as do ano passado, a tendência é que a Mercedes continue na frente da concorrência, pelo menos na primeira parte do Mundial.

    Isso porque, diferentemente do que aconteceu no ano passado, quando os motores foram homologados pela FIA em 28 de fevereiro e não puderam mais ser atualizados durante o campeonato, em 2015 isso não se repetirá.

    Tudo porque os times que não usam propulsores da fabricante alemã encontraram uma brecha no regulamento: a FIA não especificou uma data para que eles fossem homologados neste ano. Sendo assim eles poderão receber "upgrades" durante o ano.

    Mas precisam ficar dentro das 32 alterações a que têm direito durante a temporada e não podem ultrapassar as quatro unidades de potência que cada piloto tem direito.

    A novidade para 2015 é a volta da Honda, que equipará a McLaren de Fernando Alonso e Jenson Button e tentará fazer frente à Mercedes, assim como Ferrari e Renault.

    Os testes que começam neste domingo (1) na Espanha marcam também a estreia de Sebastian Vettel pela Ferrari. O alemão chega ao time de Maranello depois de seis anos e quatro Mundiais com a Red Bull –ele será substituído por Daniil Kvyat na equipe austríaca.

    Pouco antes de os carros irem à pista em Jerez, a Mercedes apresentará oficialmente seu carro para 2015 em sua garagem. Hamilton será o primeiro a guiar o modelo. Nico Rosberg, vice-campeão, testa amanhã.

    O QUE MUDA NA F-1 EM 2015

    - O peso mínimo dos carros foi aumentado para este ano. Passou de 691 kg em 2014 para 702 kg em 2015, sempre sem combustível.

    - Para deixar o design menos feio e aumentar a segurança, a FIA estipulou novas medidas para os bicos dos carros. Eles serão mais baixos e devem medir de 135 mm a 220 mm do chão. Os bicos não podem ser mais largos que 140 mm. A ponta deve começar na metade da asa dianteira. Soluções extremas como as da Red Bull ou da Lotus em 2014, por exemplo, estão banidas.

    - As fabricantes de motores foram liberadas para fazer modificações em seus propulsores durante a temporada e não terão seu desenvolvimento congelado no início do ano, como aconteceu em 2014.

    - Cada piloto tem direito a usar quatro unidades de potência durante a temporada, uma a menos que no ano passado.

    - A troca das unidades de potência completas não será mais punida. As punições serão aplicadas de maneira cumulativa para componentes individuais das UPs.

    - A quantidade de testes durante a temporada diminuiu de quatro para duas sessões em 2015. Serão quatro dias de treinos, dois depois do GP da Espanha e outros dois após o GP da Áustria, sendo que metade dos dias deve ser destinada a pilotos jovens.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024