• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 11:25:38 -03

    Com 'pneu' no último set, Djokovic é penta no Aberto da Austrália

    DE SÃO PAULO

    01/02/2015 10h34

    O sérvio Novak Djokovic, número um do mundo, derrotou o britânico Andy Murray neste domingo (1º) e conquistou o título do Aberto da Austrália pela quinta vez na sua carreira.

    Djokovic precisou de mais de três horas para derrotar o rival, sexto no ranking. O britânico dificultou nos primeiros sets, mas não conseguiu manter o nível no restante da partida e acabou derrotado por 7/6 (5), 6/7 (4), 6/3 e 6/0.

    O sérvio, que já havia conquistado o título em 2008, 2011, 2012 e 2013, agora é o maior vencedor do torneio na era aberta do tênis, que contabiliza as competições desde 1969. No geral, fica atrás apenas do australiano Roy Emerson, com seis troféus.

    Neste domingo, os dois primeiros sets só foram decididos no tie-break. Os atletas não tentaram segurar o jogo, partindo com intensidade para ganhar cada ponto. Assim, manter o serviço ficou difícil e os dois revezaram as quebras. Djokovic levou o primeiro set e Murray ficou com o segundo.

    A partida foi paralisada durante o segundo set devido a invasão de alguns torcedores em quadra. Eles levaram faixas e vestiam camisetas com os dizeres "Aberto da Austrália para refugiados".

    A partir do terceiro set, falou mais alto a concentração do número um do mundo, que melhorou o aproveitamento de segundo serviço para ficar em vantagem de sets. Murray não conseguia acertar as jogadas e quebrou a raquete em um momento de nervoso.

    No quarto set, o britânico não reagiu e apenas assistiu à aula de tênis do adversário, marcando apenas 11 pontos, contra 25 do sérvio. Djokovic jogou com tranquilidade e fechou a partida com um pneu, 6 a 0 sobre o adversário.

    Este foi o 49º título na carreira do número um do mundo, enquanto Murray soma agora quatro vice-campeonatos na Austrália. No ranking mundial, o britânico subiu da sexta para a quarta colocação.

    Esta foi a quinta final de Grand Slam entre os dois, com vantagem para Djokovic, que venceu também na Austrália em 2011 e 2013. Murray venceu no Aberto dos Estados Unidos em 2012 e Wimbledon, em 2013.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024