• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 04:42:09 -03

    Serena Williams encerra boicote de 14 anos a torneio de Indian Wells

    DE SÃO PAULO

    04/02/2015 18h23

    A tenista norte-americana Serena Williams, de 33 anos, anunciou nesta quarta-feira (4) que decidiu encerrar um boicote ao torneio de Indian Wells, 14 anos após ter sofrido injúria racial durante uma partida da competição.

    Em uma entrevista para a revista "Time", Serena confirmou participação no torneio, que acontece entre 9 e 22 de março.

    "Tem sido difícil esquecer as horas gastas chorando no vestiário de Indian Wells", afirmou a número 1 do ranking.

    Em 2001, Serena venceu a belga Kim Clijsters na decisão. Entretanto, o jogo ficou marcado pelo comportamento de alguns torcedores, que xingaram Serena e seus familiares após a irmã mais velha da tenista, Venus, ter abandonado o jogo semifinal em razão de uma lesão.

    O caso foi lembrado pelo pai das tenistas, Richard Williams, no livro Black and White. "O coro de xingamentos que caiu como uma cascata enviou uma mensagem poderosa à Serena, à Venus, a mim e à América. Uma mensagem do passado, um que a América deseja deixar para trás mas não consegue esquecer. Uma fotografia dos dias em que a humilhação aberta da raça negra se aceitava com normalidade. As acusações e os epítetos racistas voaram pelo estádio".

    EVOLUÇÃO

    Serena, porém, demonstra que a experiência negativa tem um peso menor do que o bom momento atual.

    "Tenho a felicidade de estar em um momento de minha carreira em que não tenho nada a provar. Continuo tão determinada quanto antes, mas jogo pelo amor ao tênis", disse.

    "É com esse amor em mente, e uma nova compreensão do real significado de perdão, que eu orgulhosamente retorno a Indian Wells em 2015", declarou Serena.

    A norte-americana destacou a evolução que as entidades que regem o tênis tiveram na questão racial.

    "13 anos depois, as coisas parecem diferentes. Há alguns meses, quando o dirigente russo Shamil Tarpischev deu declarações racistas e sexistas sobre Venus e eu, a WTA (Associação das Tenistas Mulheres) e a USTA (Associação de Tênis dos Estados Unidos) imediatamente o condenaram. Isso me fez lembrar o quanto o tênis percorreu, e o quanto eu percorri também", refletiu.

    Em janeiro, Serena derrotou a russa Maria Sharapova na final do Aberto da Austrália para conquistar o 19ª título de um torneio do Grand Slam na carreira.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024