• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 16:17:54 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Cielo troca pela 4ª vez de técnico desde 2012 e monta equipe multidisciplinar

    PAULO ROBERTO CONDE
    DE SÃO PAULO

    10/02/2015 02h00

    Satiro Sodre - 17.dez.2014/Divulgação/SSPress
    Cesar Cielo durante o Torneio Open de Natação
    Cesar Cielo durante o Torneio Open de Natação

    O nadador Cesar Cielo, 28, promoveu no final de janeiro mais uma série de mudanças em sua preparação rumo aos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

    Atual tricampeão mundial dos 50 m livre, Cielo trocou de treinador e formou uma equipe multidisciplinar para acompanhá-lo durante esta e a próxima temporada.

    Faz 15 dias que o paulista passou a ser treinado por Arílson Silva. Ambos se conhecem desde os tempos em que Cielo era nadador do Esporte Clube Pinheiros -ele defendeu o clube até 2009.

    Silva comandou até o final do ano um projeto no Centro Olímpico do Espírito Santo, em Vitória e já treinou, entre outros atletas, os especialistas no nado peito Felipe França e João Luiz Gomes Júnior.
    Desde que Cielo dissolveu sua parceria com Alberto Pinto após os Jogos Olímpicos de Londres-2012, Silva é o terceiro profissional que o instrui.

    Satiro Sodre - 15.ago.2014/SSPress
    O técnico Arílson Silva no Pan-Pacífico de 2014
    O técnico Arílson Silva no Pan-Pacífico de 2014

    Em 2013 e parte de 2014, a tarefa coube ao norte-americano Scott Goodrich, que inclusive integrou a comissão técnica brasileira no Mundial em piscina de curta (25 m) de Doha, em dezembro.

    Na outra parte de 2014, ficou a cargo do australiano Scott Volkers, que dirige a natação no Minas Tênis Clube, atual clube do nadador.

    Nesta nova fase, Cielo tem feito atividades sob o comando de Arílson Silva no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.

    Ainda neste primeiro semestre, o campeão olímpico dos 50 m livre nos Jogos de Pequim-2008 também fará treinos na piscina do Minas Tênis Clube (sua agremiação atual) e nos Estados Unidos.
    É provável que Silva o acompanhe nas viagens.

    A Folha procurou o atleta para que ele comentasse as mudanças, mas ele não respondeu até a conclusão desta edição.

    PROJETO DE ELITE

    A troca de técnico é somente um aspecto. Cielo montou uma equipe multidisciplinar que trabalha em conjunto no planejamento e aplicação de seus treinamentos.

    A atenção individualizada é vista como trunfo na busca por seus objetivos na temporada: ser tetracampeão mundial dos 50 m livre no Mundial em piscina longa (50 m) de Kazan, na Rússia, e garantir classificação para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

    A equipe técnica que formou tem profissionais que vão da preparação física à fisiologia do treinamento.

    Marcelo Saldanha Aoki será o nutricionista; Gustavo Magliocca, que já trabalha com ele desde 2007, o médico; Charles Ricardo Lopes, fisiologista; Andre Cunha cuidará da preparação físico e Natan Cunha, da fisioterapia.

    A formatação segue os moldes do projeto que Cielo criou em 2011 chamado PRO16, que reunia diversos nadadores brasileiros que tinham acompanhamento técnico e físico. Agora, porém, o foco é todo sobre ele.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024