• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 22:32:50 -03

    Anderson Silva é punido com suspensão temporária por doping

    EDUARDO OHATA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/02/2015 22h26

    Steve Marcus - 31.jan.2015/AFP
    O brasileiro Anderson Silva em luta contra o americano Nick Diaz
    O brasileiro Anderson Silva em luta contra o americano Nick Diaz

    A Comissão Atlética do Estado de Nevada confirmou os "positivos" em dois testes antidoping de Anderson "Spider" Silva relacionados à sua última luta e aprovou, por decisão unânime, a sua suspensão temporária na noite desta terça-feira (17).

    Com a decisão, ele não poderá lutar até o julgamento definitivo do seu caso, previsto para março ou abril.

    O adversário de Anderson, Nick Diaz, também foi suspenso, por uso de maconha.

    Anderson não esteve presente à audiência pública e preferiu que um representante conversasse com os membros da comissão por meio de ligação telefônica.

    Os testes nos quais o brasileiro foi flagrado se referem à luta do dia 31 de janeiro, que marcou o retorno de Anderson ao octógono do UFC após mais de um ano inativo, quando se recuperava da fratura sofrida na perna durante a revanche com o americano campeão dos médios Chris Weidman.

    Anderson fora flagrado no teste antidoping fora de competição, realizado no dia 9 de janeiro, que apontou o uso do esteróide anabolizante drostanolona e também de androsterona.

    O segundo teste antidoping fora de competição do "Spider", feito no dia 19 de janeiro, deu negativo para uso de substâncias proibidas.

    Entretanto testes realizados no dia do duelo com Diaz confirmaram a utlização de drostanolona e de medicamentos utilizados no combate à ansiedade e insônia (oxazepam e temazepan).

    Anderson "Spider" Silva é reconhecido pelos especialistas como o maior lutador de MMA (artes marciais mistas) da história.

    O brasileiro fora mantido como o primeiro do ranking dos médios do UFC desde que perdera o cinturão para o americano Chris Weidman, em 6 de julho de 2013.

    Após passar por Diaz, estava programado que Anderson enfrentaria o vencedor do confronto entre Weidman e Vitor Belfort, em uma tentativa de recuperar o cinturão dos médios.

    Após o episódio de doping de Anderson, o UFC anunciou que realizará uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira para discutir o assunto doping com a participação do presidente do UFC, o norte-americano Dana White. O UFC esperava o resultado da audiência da comissão desta terça.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024