• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 11:54:09 -03

    Com cãibras e choro, brasileira é eliminada por favorita no Rio

    DE SÃO PAULO

    20/02/2015 15h44

    A paulista Bia Haddad Maia, de apenas 18 anos, esteve muito perto da vitória contra a favorita ao título no Aberto do Rio, nesta sexta-feira (20), mas acabou eliminada nas quartas de final do torneio disputado no Jockey Club.

    Bia começou muito melhor, oscilou no segundo set, sentiu cãibras no terceiro e, chorando, no fim, perdeu por 2 sets a 1 (parciais de 6/3, 6/7 e 0/3, com desistência) para a italiana Sara Errani, 27, atualmente 16ª colocada do ranking mundial.

    Hoje, a tenista brasileira é a 234ª do mundo, mas com os pontos desta semana no Rio ela ficará próxima da 200ª colocação do ranking.

    Cabeça de chave um do torneio, ex-número 5 do mundo (2013) e finalista de Roland Garros (2012), Errani não teve muitas chances contra a confiante revelação brasileira no primeiro set.

    No segundo, em uma disputa bem mais equilibrada, a decisão foi para o tie-break após Bia perder três chances de fechar o jogo.

    Então, logo no início do terceiro set, a paulista sentiu cãibras na coxa esquerda. Ela ainda tentou disputar os pontos, mas, chorando, teve que deixar a partida. Minutos após o fim do jogo, ainda deitada em quadra, Bia ainda era atendida pelos médicos do torneio.

    Esta foi a primeira vez que Bia alcançou uma quartas de final de um torneio WTA (a associação feminina de tenistas).

    Na semifinal, neste sábado (21), Errani enfrenta a sueca Johanna Larsson, de 26 anos e atual 69ª do mundo.

    Canhota, alta (1,84 m) e convidada pela organização para jogar o torneio, Bia surpreendeu no Rio ao mostrar um saque eficiente e golpes muito potentes, atacando as adversárias o tempo todo.

    Bia ainda estava na semifinal de duplas do Aberto do Rio, ao lado da pernambucana Teliana Pereira, 26, com quem faz parceria pela primeira vez.

    Elas enfrentariam a parceria formada pela belga Ysaline Bonaventure e a sueca Rebecca Peterson ainda nesta sexta-feira, mas, com as dores, Bia desistiu e as rivais avançaram no torneio.

    EXPLICAÇÕES

    Após se recuperar das dores na perna esquerda, Bia explicou que estar muito perto de ganhar da favorita a atrapalhou em quadra.

    "Eu comecei muito bem, acima das minhas expectativas", afirmou ao SporTV. "Pensei muita coisa, realmente eu pensei em ganhar o jogo, e isso não existe no tênis. É o próximo ponto", explicou Bia, ao referir-se ao segundo set, quando teve três match points.

    "Eu sou nova, tenho muito que aprender e se não deu, é porque não era o momento. Acredito que meu lugar tá guardado, tenho certeza que vou chegar onde quero", disse a tenista que, com o novo ranking, no top-200, começa a brigar para disputar os grandes eventos, como os Grand Slams.

    "Foi uma excelente semana. Estou muito feliz. Tênis é muita cabeça. Naquele momento do match point eu estava muito bem. Talvez tivesse ganhado por 6/3 e 6/3 e aí não tinha acontecido tudo isso... É um aprendizado lá pra frente. Claro que com a vitória estaria mais feliz."

    Sobre as cãibras, Bia disse que começou a senti-las no intervalo entre o segundo e o terceiro set, quando foi para o vestiário com a adversária. "Estava muito tensa. Quando sentei, baixou a adrenalina... E já estava sentindo a perna", disse.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024