• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 15:45:54 -03

    Robinho quebra jejum, Santos vence e amplia vantagem na ponta

    GUILHERME YOSHIDA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/02/2015 18h01

    Com dois gols e uma assistência do atacante Robinho, o Santos venceu a Portuguesa por 3 a 1, na tarde deste domingo (22), no estádio do Pacaembu, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista.
     
    Assim, o camisa 7 santista conseguiu quebrar um incômodo jejum que já durava três meses, ou seis jogos. O último gol do ídolo do time da Vila Belmiro havia acontecido em 19 de novembro, no empate por 1 a 1 contra o Atlético-PR, ainda pelo Brasileiro do ano passado.
     
    Com o resultado, que ainda contou com o gol do lateral Cicinho após cruzamento de Robinho ainda no primeiro tempo, a equipe do técnico Enderson Moreira chegou aos 14 pontos e aumentou ainda mais a sua vantagem na liderança do Grupo D. O segundo colocado da chave, o Capivariano, soma apenas seis.
     
    Já a Portuguesa, que era a mandante da partida apesar do jogo ter ocorrido no Pacaembu, conheceu a sua primeira derrota na competição e continuou com seis, na terceira colocação do Grupo C.

    Veja vídeo

     
    De forma surpreendente, a Portuguesa começou melhor a partida, com mais posse de bola e maior presença ofensiva nos primeiros minutos. E o time do Canindé quase abriu o placar logo aos 4min, quando Diego arriscou forte chute de fora da área e exigiu bela defesa do goleiro Vanderlei.
     
    Acuado, o Santos demorou um pouco para encaixar a marcação no adversário e se organizar para armar os contra-ataques. Depois que isso aconteceu, a equipe da Vila Belmiro sobrou no confronto, principalmente, graças às atuações de Robinho pelo lado esquerdo do campo e Lucas Lima na armação das jogadas.
     
    E, em um contragolpe, a equipe santista pegou a defesa adversária desorganizada e abriu o placar. Aos 17min, após uma rápida reposição de bola do goleiro Vanderlei, Robinho ficou no mano a mano com o zagueiro Alex Lima, cortou para dentro da grande área e chutou colocado no alto para fazer 1 a 0.
     
    A vantagem no marcador deu ainda mais tranquilidade para o time do litoral paulista, que aumentou o domínio dentro de campo. E, com o camisa 7 inspirado, conseguiu fazer mais dois gols antes do intervalo.
     
    Aos 33min, após boa troca de passes no campo de ataque, Victor Ferraz tocou para Robinho, colado à linha de fundo, ser derrubado ao fintar o zagueiro Alex Lima, e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, o atacante cobrou rasteiro e ampliou para o Santos.
     
    Já aos 44min, Robinho tabelou com Lucas Lima e, ao invadir a grande área, cruzou na cabeça do lateral direito Cicinho, sozinho na pequena área, completar para o fundo do gol da Portuguesa.
     
    A expulsão do zagueiro Alex Lima, da Portuguesa, por falta dura no meio de campo logo no início do segundo tempo deixou o jogo ainda mais fácil para o Santos.
     
    Robinho quase marcou o seu terceiro se não fosse bela defesa do goleiro Rafael Santos aos 17min. Depois, Ricardo Oliveira ainda desperdiçou excelente chance ao tentar chutar por cobertura do goleiro adversário e a bola sair pela linha de fundo.
     
    Nos minutos finais, a Portuguesa ainda descontou com Jean Mota, após rebote do goleiro Vanderlei em chute de Edno dentro da grande área.

    Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024