• Esporte

    Tuesday, 30-Apr-2024 14:10:42 -03

    Medina inicia Mundial de surfe em busca de nova marca

    ÉDER FANTONI
    DE SÃO PAULO

    27/02/2015 06h35

    O ano de 2014 foi inesquecível para Gabriel Medina. Ele se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe e igualou o feito do americano Kelly Slater, lenda da modalidade, ao levar o título com apenas 20 anos. Mas isso é só o início.

    A temporada 2015 do campeonato começa nesta sexta-feira (27) em Gold Coast, na Austrália. E com ela vem a chance de fazer mais história.

    Se for campeão neste ano, Medina vai entrar para outra galeria seleta de surfistas: o de bicampeões.

    Dos 18 atletas que levaram o caneco para casa desde o início da competição, em 1976, só cinco conseguiram vencer pelo menos duas vezes de forma consecutiva.

    Nem mesmo Mick Fanning,33, tricampeão e que desponta mais uma vez como um dos grandes rivais pelo troféu, conseguiu isso. O australiano ganhou em 2007, 2009 e 2013.

    "Eu sei que eu vou ser o alvo neste ano. Vai ser mais difícil porque todos vão querer muito ganhar de mim, mas estou preparado", afirmou à Folha em janeiro.

    Nos últimos 20 anos, apenas dois surfistas conseguiram o feito de vencer o Mundial por duas vezes consecutivas. Além de Slater, que já chegou a ser penta, só o havaiano Andy Irons, que morreu em 2010.

    Dois atletas que servem de exemplo para Medina. Afinal, juntos, eles somam 14 títulos –11 de Slater e três de Irons.

    GÁS TOTAL

    E para não sair atrás dos competidores, Medina colocou como objetivo começar a temporada com gás total. O brasileiro, que defende o título da etapa de Gold Coast, já faz contas para o fim do campeonato, que termina só em dezembro, em Pipeline, no Havaí.

    "Tirando o ano passado, eu nunca tive grandes resultados na Austrália. E esse ano eu preciso começar bem para não faltar pontos na parte final da competição", diz o brasileiro.

    As três primeiras etapas vão acontecer em terras australianas. Depois de Gold Coast, há o Bells Beach (de 1º a 12 de abril) e o Margaret River (de 15 a 26 de abril).

    E ter um bom rendimento logo na primeira prova é mesmo um diferencial. O histórico mostra isso. Dos últimos dez campeões, cinco estrearam com vitória em Gold Coast, e outros dois chegaram pelo menos até a semifinal.

    Medina teve um mês de férias e, depois de uma preparação física de duas semanas na sua casa, em Maresias, São Sebastião (SP), viajou para Santa Bárbara, na Califórnia, e Havaí para intensificar os treinos para a temporada.

    "Vamos forte para esta primeira etapa. É chegar para ganhar", disse Charles, padrasto e técnico de Medina.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024