• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 22:21:54 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Presidente do COI é chamado de 'assassino' por manifestantes no Rio

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    28/02/2015 16h42

    Yasuyoshi Chiba/ AFP
    Manifestantes chamam presidente do COI de assassino em frente a hotel no Rio
    Manifestantes chamam presidente do COI de assassino em frente a hotel no Rio

    O Presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, foi hostilizado nesta sábado (28) e chamado de "assassino" ao tentar conversar com manifestantes que protestavam contra os Jogos do Rio.

    O incidente ocorreu quando o dirigente deixava a reunião do comitê executivo da entidade, realizada num hotel da zona sul da cidade.

    Na companhia do presidente da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e de cerca de cinco seguranças, ele seguiu em direção aos manifestantes, mas não conseguiu dialogar com nenhum deles. O grupo de cerca de 20 pessoas protestavam contra a construção do campo de golfe e da derrubada de árvores na Marina da Glória. A marina será a sede da vela nos Jogos.

    Os manifestantes apenas gritavam "COI go home" e chamavam o dirigente de "assassino". Bach chegou a pegar um folheto dos manifestantes, mas desistiu de conversar após a série de ofensas.
    Em seguida, ele entrou em uma van para deixar o hotel.

    "Ele é um assassino. Não temos como dialogar. Ele está destruindo a fauna e a flora da Barra da Tijuca[ onde será erguido o campo de golfe]", disse um manifestante, que não quis se identificar. Nenhum deles disse seu nome.

    Uma hora e meia antes, uma ativista havia invadido o lobby do hotel para protestar contra o COI e os Jogos. Ela entrou na portaria apitando e gritando palavras contra o comitê internacional.

    'Esses homens que estão reunidos no 2º andar são uns ladrões", gritava a ativista, que se identificou apenas como Sandra. A manifestante ficou por cerca de dez minutos discutindo com seguranças até ser recebida por um funcionário do COI.

    EFE / Marcelo Sayão
    Os ambientalistas fizeram cartazes para protestar contra a Rio-2016
    Os ambientalistas fizeram cartazes para protestar contra a Rio-2016

    "Estamos aberto ao diálogo com todos. Já conversamos com o grupo e vamos voltar a conversar no futuro", disse o presidente do COI, logo após o primeiro protesto.

    A entrevista coletiva de Bach atrasou por mais de uma hora por causa da manifestação liderada por Sandra.

    "Isso é normal. Somos parte do problema e da solução", disse a presidente da Comissão de Coordenação para os Jogos-2016 do COI, a marroquina Mawal El Moutawakel, ao comentar sobre o protesto.

    Ela desceu para o saguão do hotel minutos depois de Bach tentar conversar, sem sucesso, com o grupo. Mawal pediu ajuda dos funcionários do hotel para conseguir um táxi sem precisar enfrentar os manifestantes.

    'SEM TEMPO A PERDER

    O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, disse que os organizadores dos Jogos do Rio "não têm tempo a perder".

    No final da reunião do comitê executivo da entidade, Bach elogiou "os progressos", mas afirmou que a organização tem que "manter a velocidade na preparação" do evento.

    "O Rio está compreendendo os desafios", disse o cartola.

    Na quarta (25), a presidente da Comissão de Coordenação para os Jogos-2016, a marroquina Mawal El Moutawakel, disse que o campo de golfe, o velódromo e o circuito cross country do hipismo são os locais de competição que mais preocupam o COI.

    "Estou confiante que tudo será feito", afirmou Bach, acrescentando que fez uma aposta com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sobre o fim do término das obras.

    Em tom de brincadeira, ele contou que acredita que os operários só deixarão o Maracanã no dia da abertura da Olimpíada. "O prefeito me prometeu que isso não acontecerá. Essa é a única aposta que quero perder na vida", disse o alemão.

    O evento deste sábado encerrou a série de reuniões dos dirigentes do COI no Rio. Neste domingo (1º), ele deverá participar das solenidades em comemoração aos 450 anos do Rio.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024