• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 10:16:51 -03

    Tricampeão, Fanning diz acreditar na chance de Medina ser o novo Slater

    ÉDER FANTONI
    DE SÃO PAULO

    01/03/2015 02h00

    Reprodução/WSL/KC
    O surfista australiano Mick Fanning
    O surfista australiano Mick Fanning

    O norte-americano Kelly Slater construiu uma dinastia na história do surfe. Com 43 anos, hoje ele acumula 11 títulos mundiais.

    Será que o brasileiro Gabriel Medina conseguirá um dia se equiparar ao maior nome da modalidade?

    Para o australiano Mick Fanning, 33, não será nada fácil, mas o paulista de 21 anos está no caminho certo.

    Fanning fala na condição de tricampeão. Venceu o Mundial em 2007, 2009 e 2013. No ano passado, lutou pelo título até a última etapa, em dezembro, na praia de Pipeline, no Havaí, mas sucumbiu justamente diante de Medina. Teve que se contentar com o vice-campeonato.

    Em entrevista à Folha, o australiano ressalta uma marca que coloca o surfista brasileiro como candidato a uma nova dinastia no esporte.

    "Honestamente, eu não consigo ver ninguém dominando da mesma maneira que Kelly, mas ele [Medina] é o primeiro cara a se igualar a Slater na precocidade, ao vencer seu primeiro título com 20 anos. Então talvez Medina consiga", disse Fanning.

    Slater venceu o seu primeiro título em 1992. No período entre 1994 e 1998, ele ganhou o campeonato cinco vezes consecutivas. O americano continua na ativa e é uma inspiração para todos os surfistas do circuito, cuja temporada começou na sexta (27) em Gold Coast, na Austrália.

    No primeiro dia da etapa, Medina venceu sua bateria e se classificou para a terceira fase da competição.

    Já Slater e Fanning perderam, o que os obriga a disputar a repescagem.

    CONFIANÇA

    "A maneira como Medina terminou em Pipeline vai lhe dar muita confiança. E ele merecia ser campeão", avalia Fanning.

    De acordo com o australiano, o brasileiro entra na temporada 2015 como favorito.

    Mas não é só a boa performance no Havaí que o credencia. Medina está amparado em outros bons resultados em 2014, especialmente suas três vitórias.

    Um desses triunfos aconteceu nas temidas ondas de Teahupoo, na Polinésia Francesa. No dia final da competição, as ondas atingiam quase cinco metros de altura.

    Medina teve um 9.43 e um 9.53 como as suas melhores notas e derrotou Slater na final por só três centésimos em uma das etapas mais emocionantes dos últimos tempos.

    "Foi incrível", comentou Fanning sobre aquela etapa. "O modo como ele surfou em um local dominado por um pequeno grupo de surfistas por muitos anos foi impressionante".

    Entre os brasileiros, Medina é quem, evidentemente, chama mais a atenção de Fanning, mas o australiano elogia a nova geração de surfistas do país.

    Neste ano, o Brasil contará com outros seis atletas na elite além de Medina, como Miguel Pupo, 23, e Filipe Toledo, 19, o mais novo.

    "Eles são talentosos e têm muita vontade. É uma combinação perigosa. Esses caras estão dando uma referência para as crianças. Eu acho que o Brasil vai continuar produzindo outros postulantes ao título", afirma o australiano.

    RAIO X - MICK FANNING

    NASCIMENTO
    13.jun.1981 (33 anos), em Penrith (AUS)

    ALTURA
    1,77 m

    PESO
    72 kg

    PRINCIPAIS TÍTULOS
    Tricampeão mundial (2007, 2009 e 2013)

    PREMIAÇÃO NO SURFE
    US$ 2,2 milhões (R$ 6,3 milhões)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024