• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 18:49:37 -03

    Alonso diz ser 'difícil' ficar fora do GP da Austrália, mas seguirá orientação

    DE SÃO PAULO

    03/03/2015 09h54

    O piloto espanhol Fernando Alonso, da McLaren, não disputará o GP da Austrália, primeira etapa do Mundial de F-1, que está marcada para o dia 15.

    O bicampeão mundial foi vetado de participar da prova após ser examinado pelos médicos em virtude do acidente sofrido no último dia 22 durante o período de testes da pré-temporada, no circuito de Montmeló.

    "Os médicos recomendaram que Fernando Alonso não dispute o GP da Austrália. Fernando entendeu e aceitou o conselho. Os dois carros McLaren-Honda serão pilotados na Austrália por Jenson Button e o piloto de testes, Kevin Magnussen", afirmou a escuderia em um comunicado.

    Em sua conta no Twitter, o piloto espanhol disse que vai ser difícil ficar de fora, mas que entende a orientação dos médicos.

    "Vai ser difícil não correr na Austrália, mas entendo as recomendações. Um segundo impacto em menos de 21 dias 'NÃO'", afirmou Alonso, que encerrou o post dizendo que já está na contagem regressiva para a prova na Malásia.

    Alonso lamenta ausência no GP da Austrália

    De acordo com a equipe inglesa, a decisão de deixar Alonso de fora da abertura do Mundial foi tomada para minimizar a chance de ele sofrer outra concussão em um curto período de tempo e evitar que ele tenha o que se chama de "síndrome do segundo impacto". O procedimento, de acordo com a McLaren, é comum no tratamento de atletas que sofrem este tipo de lesão.

    Apesar de estar de fora do GP da Austrália, Alonso, 33, já foi liberado para voltar a se exercitar e já realiza um trabalho de preparação física visando a segunda etapa do Mundial de F-1, o GP da Malásia, que acontece no dia 29 de março.

    "Fernando se sente pronto para voltar às pistas e os médicos o apoiam na ambição de disputar o GP da Malásia, tendo em vista que ele não sofreu nenhum dano durante seu acidente no último dia 22", disse o time no comunicado distribuído nesta terça-feira.​

    Alonso se acidentou após perder o controle do carro na Curva 3 do circuito de Montmeló e o impacto se deu com a parte direita do carro no muro. Depois de ficar desacordado por alguns segundos, foi levado ao centro médico do circuito e, mais tarde, de helicóptero ao Hospital Geral da Catalunha, onde ficou internado por três dias. Logo após receber alta, o espanhol foi para a casa de sua família, na Espanha, para continuar a se recuperar da concussão.

    Como não há imagens do acidente, muitas especulações sobre a batida surgiram no paddock. De acordo com a versão da McLaren, a causa da batida foi o forte vento que soprava no local no momento.

    Na última sexta-feira (27), Alonso postou um vídeo e disse que estava bem.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024