• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 10:17:21 -03

    Elite da bola prefere pontos corridos, contestado por clubes brasileiros

    DE SÃO PAULO

    05/03/2015 02h00

    Fórmula utilizada no Brasileiro desde 2003, os pontos corridos são unanimidade como modelo mais adequado de competição na elite do futebol.

    Levantamento da Folha aponta que onze entre 20 clubes da Série A do Brasileiro a volta do mata-mata no principal torneio.

    Há décadas, Inglaterra, Itália, Espanha e Alemanha têm ligas nacionais com os clubes se enfrentando em dois turnos para definir o campeão.

    É difícil encontrar um campeonato nacional na Europa minimamente competitivo que use um outro sistema de disputa.

    A Bélgica é um deles. O campeão nacional é decidido em um hexagonal em que os times carregam parte dos pontos da primeira fase, de pontos corridos.

    Fora da Europa, o formato do mata-mata aparece com mais frequência.

    No Mexicano, os times passam por uma etapa de pontos corridos em turno único que classifica oito para a etapa final, disputada em mata-matas.

    A Major League Soccer também leva a tradição norte-americana de playoffs para o futebol. Após a fase classificatória, oito franquias disputam quartas, semi e finais.

    Antes de adotar o sistema, o Brasileiro teve várias fórmulas. A última, de 2002, tinha 26 clubes jogando em um turno por oito vagas na fase final, com mata-matas até a decisão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024