• Esporte

    Friday, 17-May-2024 02:20:05 -03

    Justiça mantém decisão e dá vaga na Sauber a holandês

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE

    12/03/2015 02h56

    A Suprema Corte do Estado de Victoria, em Melbourne, desconsiderou o apelo da Sauber nesta quinta-feira (12) e manteve a decisão de que Giedo van der Garde deve correr pela equipe suíça nesta temporada da F-1, que começa no domingo (15).

    O problema é que a equipe já tem dois pilotos titulares: Felipe Nasr e Markus Ericsson.

    Van der Garde, que foi reserva da Sauber no ano passado, tinha contrato para assumir o posto de titular neste ano, mas a equipe acabou o dispensando depois de acertar a chegada de Nasr e Ericsson, ambos bancados por fortes patrocinadores –o Banco do Brasil no caso do brasileiro.

    Insatisfeito por ter perdido a vaga, Van der Garde entrou com a ação na Justiça australiana e venceu o processo que lhe assegura um lugar no time por toda a temporada de 2015.

    Pouco depois de a Justiça ter desconsiderado o apelo da Sauber, os advogados de Van der Garde entraram com outro pedido para assegurar que a equipe lhe dará a vaga, caso contrário pode ter seus bens apreendidos e, num caso extremo, até um de seus responsáveis preso.

    Mesmo depois da decisão, a Sauber inscreveu Nasr e Ericsson como seus representantes para o GP da Austrália, que será disputado neste domingo, às 2h (de Brasília).

    Isso porém não é indicativo de que os dois correrão, já que os nomes podem ser alterados no decorrer do final de semana.

    A Sauber não se pronunciou sobre o caso nesta quinta-feira e proibiu seus pilotos de falar com a imprensa.

    A equipe também não se manifestou sobre quem serão seus representantes, já que agora tem três pilotos para apenas duas vagas.

    Apesar de ter ganho a vaga no time suíço, Van der Garde não possui atualmente uma superlicença, o documento emitido pela FIA para que os pilotos possam participar do Mundial de F-1.

    Normalmente são necessários 14 dias para que a superlicença seja emitida e o piloto holandês só entrou com seu pedido na quarta-feira.

    Existe, porém, a possibilidade de a entidade que comanda o automobilismo emitir um documento provisório, apenas para que ele possa correr neste final de semana.

    O primeiro treino livre para a corrida em Melbourne acontece nesta quinta-feira, às 22h30 (de Brasília).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024