• Esporte

    Wednesday, 08-May-2024 04:10:18 -03

    Arouca recebe xingamento racista nas redes sociais e emite nota de repúdio

    DE SÃO PAULO

    12/03/2015 16h21

    Nesta quinta-feira (12), o volante Arouca, do Palmeiras, publicou nas redes sociais uma nota de repúdio a ofensas racistas que teria recebido de um torcedor do Santos após o clássico entre os times disputado na noite de quarta, na Vila Belmiro. Junto à nota, ele publicou uma reprodução da mensagem que supostamente recebeu do torcedor.

    Na mensagem, o torcedor, vestido com a camisa do Santos, diz "Chupa preto safado, fica nesse time ai de segunda".

    Em sua nota, Arouca lembra do episódio de injúria racial pelo qual passou em 2014 em partida do Campeonato Paulista, em partida do Santos contra o Mogi Mirim, quando foi chamado de "macaco" por torcedores.

    "Meus pais sempre me ensinaram a tratar as pessoas com respeito e com humildade. Fico triste e decepcionado por algumas pessoas não terem isso em casa. O preconceito é um mal silencioso, que visa afetar as pessoas, que mostra sua cara de maneira covarde (quando essa cara é mostrada)... independente de qual for: raça, religião, sexo, enfim. Não é à toa que vemos, cada vez mais, casos de depressão e de insegurança entre pessoas que sofrem com isso", diz o começo da nota de Arouca.

    "Sinto muito por ter de fazer isso - exatamente na semana que se completou um ano daquele episódio em Mogi, quando eu ainda vestia a camisa que esse garoto veste em sua foto de perfil - mas estou postando aqui para mostrar a vocês a cara de quem pratica esse tipo de ato e, ao mesmo tempo, dizer que essa atitude não me afeta. Só me dá a certeza de que tive uma boa criação e educação em casa", continua.

    "Suei muito e sacrifiquei muita coisa pra construir a minha carreira e o meu nome. Não vou dar cartaz pra quem quer aparecer em cima disso e dessa forma, apesar de esse sujeito já ter tido seus 15 minutos de "fama". O melhor é não dar espaço. Por isso, deixo claro que esse será meu primeiro e único pronunciamento a respeito desse assunto", conclui a nota do jogador.

    Após saída atribulada do Santos no começo do ano, Arouca foi bastante vaiado pelos torcedores santistas durante a partida desta quarta-feira.

    Editoria de Arte/Folhapress

    "IDIOTA"

    Mais tarde, em entrevista coletiva concedida no CT (centro de treinamentos) do clube, o jogador voltou a falar do assunto, mas evitou se alongar sobre o tema.

    "Já passei por isso, é mais um idiota querendo aparecer", disse.

    "Até quando (esse tipo de situação vai acontecer) a gente não sabe, a gente se pergunta todo dia. Comigo é a segunda vez, mas a gente vê acontecendo no dia a dia. É lamentável. Como eu falei, se continuar falando, vou me desgastar muito mais. Já me desgastei da última vez e a punição foi mínima. A pessoa não foi punida. Não tem que dar muito ibope", disse.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024