• Esporte

    Friday, 17-May-2024 06:23:00 -03

    Serena Williams volta a palco de glória e trauma 14 anos depois

    DE SÃO PAULO

    13/03/2015 02h00

    O Torneio de Indian Wells, na Califórnia, proporcionou o melhor e o pior da carreira de Serena Williams, 33.

    Foi lá que a norte-americana ganhou o seu primeiro jogo como profissional, em 1997, e conquistou o seu primeiro grande título, em 1999.

    Dois anos depois, no mesmo local, sofreu a maior amargura em sua trajetória ao ser vaiada pelo público e sofrer injúrias raciais. Seu pai, Richard, e a irmã, Venus, também foram ofendidos.

    Após aquela partida, então com 18 anos, jurou nunca mais pôr os pés em Indian Wells. Mas, em fevereiro, ela decidiu reconsiderar.

    Enrique Marcarian/Reuters
    A americana Serena Williams, que volta a jogar em Indian Wells após 14 anos
    A americana Serena Williams, que volta a jogar em Indian Wells após 14 anos

    Nesta sexta-feira (13), Serena volta ao torneio depois de 14 anos. Atual número 1 do mundo, enfrenta a romena Monica Niculescu (68º).

    O fim do boicote é repleto de expectativa. Serena é hoje detentora de 19 títulos de Grand Slam e está invicta há 11 partidas. Diferentemente de 14 anos antes, é uma lenda do tênis internacional.

    "O ponto central para voltar aqui não está necessariamente relacionado ao que ocorreu 14 anos atrás", disse ela, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (12).

    "Era a oportunidade certa para eu voltar agora. Eu meio que deixei aquilo para trás. Eu me senti como se dissesse 'essa é a hora'", prosseguiu.

    Mas, se ela recuou, a irmão Venus decidiu não amolecer e descartou disputar o evento. Ambas protagonizaram o fatídico episódio em 2001.

    Elas fariam a semifinal do torneio, porém minutos antes da entrada prevista em quadra foi comunicada a desistência de Venus, sob alegação de sofrer tendinite.

    O público pagante se revoltou. Muitos pediram devolução do dinheiro, outros fizeram crescer boatos de manipulação de resultados –o pai delas, Richard, foi acusado de determinar quem venceria cada encontro entre elas.

    A erupção ocorreu no dia seguinte. Na decisão do torneio, contra a belga Kim Clijsters, a quem venceu, Serena recebeu apupos a cada golpe que errava, a cada saque para fora, no set que perdeu.

    Ela também relatou ter sido vítima de injúria racial.

    Venus e Richard, que estavam na arquibancada, também foram repudiados.

    O pai das irmãs disse ao jornal "USA Today" nove dias da final que foi repetidas vezes chamado de "preto". De uma pessoa, disse ter ouvido: "desejava que fosse 1975, porque esfolaríamos você vivo".

    Em depoimento dado à revista "Time" em fevereiro passado, Serena afirmou que chorou demais no vestiário depois do jogo, e que a situação em Indian Wells "a assombrou por muito tempo".

    Agora, ela quer reescrever a história no torneio. "É a hora certa para estar aqui."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024