• Esporte

    Friday, 17-May-2024 14:14:54 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Estádio do Palmeiras é vetado e São Paulo pode ficar fora da Rio-2016

    BERNARDO ITRI
    DO PAINEL FC

    13/03/2015 02h00

    São Paulo corre risco de não sediar as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

    Uma reunião nesta quinta (12) entre COI (Comitê Olímpico Internacional), prefeitura e governo do Estado deixou em aberto a participação da cidade.

    "Não está certa", diz o secretário de Esporte do município, Celso Jatene, ao ser questionado se a capital continua como sede.

    Os motivos para uma eventual saída são gastos com as obrigações que São Paulo precisaria arcar - nenhum ente quer assumi-los.

    No encontro já foi definido, entretanto, que, se participar do evento, a capital paulista terá apenas um estádio: o Itaquerão.

    "Se tiver Olimpíada aqui, vai ser só no estádio do Corinthians", relata Jatene, que esteve na reunião.

    A arena do Palmeiras, que estava indicada para dividir os jogos em São Paulo, foi descartada porque, na avaliação da Fifa, seriam necessárias muitas intervenções e não há tempo hábil para realizar as reformas pedidas.

    O Itaquerão não precisará de obras complementares. O Corinthians se comprometeu nesta quinta a ceder gratuitamente sua arena ao COI uma vez que São Paulo seja confirmada como sede.

    Estava prevista a realização de 14 jogos na capital.

    Isso ainda depende, porém, de negociação entre COI, Prefeitura de São Paulo e governo do Estado. Há exigências para que um estádio receba os jogos de futebol da Olimpíada, e os custos dessas intervenções são o grande gargalo que pode excluir São Paulo dos Jogos do Rio.

    A prefeitura da capital e o governo do Estado não estão dispostos a arcar com a conta sozinhos e tentam negociar com o COI e com o Comitê Organizador da Rio-2016 para que esses entes paguem tais obrigações ou parte delas.

    Assim como na Copa-2014, o Itaquerão precisará de estruturas temporárias no entorno do estádio. No Mundial, a conta com essas exigências da Fifa foi de R$ 90 milhões.

    Embora para a Olimpíada as obrigações e o custo sejam menores, não há acordo sobre quem vai financiar a conta Ðna Copa, o custo foi para o Corinthians, que já se recusou a pagá-la para 2016.

    A prefeitura recebeu do COI nesta quinta um caderno das exigências para sediar os jogos de futebol da Olimpíada e vai calcular o custo.

    Uma nova reunião entre os entes envolvidos na organização dos Jogos Olímpicos em São Paulo foi marcada para o próximo dia 23. A ideia é que neste encontro seja batido o martelo sobre a permanência da cidade no torneio.

    Procurada, a Rio-2016 disse apenas que as sedes devem sair na segunda-feira (16).

    Colaborou PAULO ROBERTO CONDE, de São Paulo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024