• Esporte

    Monday, 06-May-2024 14:32:13 -03

    Em 5º na Austrália, Nasr tem melhor estreia de brasileiro na Fórmula 1

    TATIANA CUNHA
    ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE

    15/03/2015 05h22

    Depois da agonia de não saber se iria disputar o GP da Austrália neste domingo (15) por conta da batalha judicial envolvendo a Sauber e Giedo van der Garde, Felipe Nasr brilhou no circuito de Albert Park na prova que abriu o Mundial de F-1 de 2015.

    Conquistou a quinta colocação na corrida vencida por Lewis Hamilton, da Mercedes, e tornou-se o piloto brasileiro com melhor resultado em sua corrida de estreia na principal categoria do automobilismo.

    Jason Reed/Reuters
    Rosberg (2º lugar) posa ao lado de Hamilton, vencedor da corrida, e de Sebastian Vettel (3º lugar)
    Rosberg (2º lugar) posa ao lado de Hamilton, vencedor da corrida, e de Sebastian Vettel (3º lugar)

    Antes dele, as melhores estreias de representantes do Brasil na F-1 haviam sido as sétimas colocações conquistadas por Wilson Fittipaldi no GP da Espanha de 1972 e de Chico Serra no GP dos EUA de 1981.

    "Eu não imaginava de jeito algum que seria assim. Estou realmente muito feliz, é difícil até demonstrar", afirmou Nasr. "Hoje foi um dia muito emocionante pra mim, para minha família, para a torcida brasileira e eu não podia ter pedido mais do que isso. Foi tudo perfeito, do começo ao fim", completou o piloto da Sauber.

    A quinta colocação em Melbourne foi também o melhor resultado de um piloto estreante da Sauber. Antes de Nasr, o melhor resultado havia sido a sexta colocação de Kimi Raikkonen, em 2001, também no GP da Austrália.

    Nasr classificou-se na 11ª colocação, mas largou em décimo depois que Valtteri Bottas, da Williams, foi vetado de participar da prova por conta de uma lesão nas costas sofrida na classificação.

    Logo após a partida, Nasr pulou para a sexta colocação. Por conta de um acidente com Pastor Maldonado, o safety car entrou na pista e, na relargada, o brasileiro ganhou mais uma posição após ultrapassar Daniel Ricciardo, da Red Bull. Após as paradas, o brasileiro aparecia na sexta posição, mas a quebra da Ferrari de Kimi Raikkonen fez com que ele reassumisse o quinto posto, de onde não mais saiu até a bandeirada final.

    "Eu sabia que a primeira curva era a mais crítica e fiz uma boa largada, mas fui tocado por uma das Lotus logo depois e achei que tinha sofrido algum dano no carro, quebrado uma asa ou alguma outra coisa. Mas umas três ou quatro curvas depois eu não estava sentindo nada errado e meu engenheiro me falou para continuar que tudo estava normal e foi o que fiz", explicou Nasr.

    "Na relargada eu aproveitei para ultrapassar mais um carro e daí pra frente fiz uma corrida limpa, não errei nada, o pit stop foi perfeito. Tudo encaixou hoje", comemorou o brasileiro, que ocupa a quinta posição no Mundial de Pilotos após a abertura do campeonato.

    Hamilton lidera, seguido por Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Felipe Massa, que completou a prova na quarta colocação.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024