• Esporte

    Monday, 17-Jun-2024 16:46:02 -03

    Com marca batida no Barça, Romário diz que Neymar vai superar até Pelé

    BERNARDO ITRI
    DO PAINEL FC
    PAULO PASSOS
    EDITOR-ASISTENTE DE ESPORTE

    17/03/2015 12h00

    De terno e gravata Romário (PSB-RJ) parece até menos marrento do que costumava ser na época que usava chuteiras. Ao menos quando o assunto é Neymar. Se no tempo de jogador, o hoje senador mantinha disputas no campo e em declarações para imprensa com rivais pelo posto de craque, de artilheiro ou até de "Rei do Rio", hoje ele diz não sofrer quando suas marcas são batidas.

    Foi assim, por exemplo, ao ver o atacante do Barcelona chegar ao 40º gol no Barcelona no início de março, ficando à sua frente no ranking histórico do clube.

    "Vi que ele fez, acompanhei. Se eu sinto algo por perder uma marca? Nada, cada um tem o seu tempo. Eu marquei minha época. Agora é a vez dele", afirmou o senador, que 39 gols no Barcelona, em entrevista à Folha.

    Romário se diz fã do camisa 10 da seleção brasileira. Se superou o feito do hoje senador no clube catalão, Neymar ainda está atrás dele no ranking de artilheiros da seleção brasileira.

    "Mas vai passar, já, já. Eu acredito que o Neymar pela idade que está vai bater várias marcas. Vai ser o maior artilheiro da história da seleção brasileira. É só você ver o que ele já fez de gols aqui e o que tem para jogar", diz Romário.

    Neymar, 23 anos, tem 42 gols pela seleção brasileira. Só está atrás de Pelé, 77 gols, Ronaldo, 62, Romário, 55, e Zico, 48.

    No primeiro mandato como senador, após ter sido deputado federal, Romário diz ver pouco futebol atualmente. Enquanto conversava com a reportagem, PSG e Chelsea se enfrentavam num dos jogos mais emocionantes da Liga dos Campeões, na quarta-feira (11), com gols dos brasileiros David Luiz e Thiago Silva.

    O ex-jogador se mostra mais interessado nas discussões da medida provisória sobre o refinanciamento na dívida dos clubes e no planejamento para lançar sua candidatura para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro.

    Quando encontra tempo para assistir aos jogos na televisão, se incomoda com o que vê. O Estadual do Rio, por exemplo, ele classifica como "péssimo".

    "Tecnicamente, todos os clubes do Rio são muito ruins. De um a 10 é no máximo 4 para o melhor. Vasco é o primeiro. Mas é o primeiro dos ruins. É o melhor entre os piores", afirma.

    MATA-MATA

    Sobre o debate em relação à volta do Campeonato Brasileiro em mata-mata, formato com disputa de jogos eliminatórios na última fase, Romário afirma ser a favor da mudança.

    "O mata-mata é o mais emocionante. Mas não vejo pontos corridos como algo negativo. Só que prefiro o mata-mata. Mas tem que ser organizado, sério. Não como foi muitas vezes no passado, com formulas estranhas, time tendo que perder para classificar", explica

    A CBF criou uma comissão para discutir mudanças na fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro. Levantamento da Folha aponta que a maioria dos presidentes dos clubes da Série A quer a volta do mata-mata. Já os técnicos das equipes preferem a disputa em pontos corridos. A decisão sobre a mudança ou não no formato de disputa será tomada até agosto deste ano.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024