• Esporte

    Tuesday, 14-May-2024 01:06:10 -03

    Clássico entre Barça e Real Madrid vira disputa de trios de ataque badalados

    RAFAEL REIS
    DE SÃO PAULO

    22/03/2015 02h00

    O clássico vale a liderança do Espanhol. Também põe em jogo a rivalidade entre os maiores clubes do país e a tensão política entre a Catalunha e o governo central.

    O encontro deste domingo, às 17h (de Brasília), no Camp Nou, é ainda o confronto entre os trios de atacantes mais temidos, admirados e badalados de todo o planeta.

    Tão famosos e importantes que fizeram o aguardado Barcelona x Real Madrid ser chamado pela imprensa espanhola também de MSN x BBC.

    Os apelidos representam as iniciais dos tridentes ofensivos de cada time. Os catalães atacam com Messi, Suárez e Neymar. A equipe da capital responde com Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo.

    Os dois trios têm muito em comum. Ambos são formados por um vencedor do prêmio de melhor do mundo (Messi, quatro vezes, e Cristiano Ronaldo, três), um jogador com características mais próximas de um centroavante (Suárez e Benzema) e outro contratado como aposta para o futuro (Neymar, 23, e Bale, 25).

    O número de gols na atual temporada também é bastante semelhante. O trio ofensivo do Barcelona tem uma ligeira vantagem: 82, contra 77.

    No Real, 63,6% dos gols são marcados pelo BBC. Já o MSN é responsável por 58,1% das vezes que sua equipe balança as redes. Mas os trios não são idênticos.

    As diferenças começam pela nacionalidade dos seus componentes. Enquanto o Barcelona aposta apenas em sul-americanos (um argentino, um uruguaio e um brasileiro), o Real Madrid costuma armar seu ataque somente com europeus (um francês, um galês e um português).

    O BBC joga junto há mais tempo: foi formado na temporada passada, quando o hoje campeão europeu foi à Inglaterra para contratar Bale, então no Tottenham.

    O MSN só se encontrou pela primeira vez em campo em um jogo oficial cinco meses atrás, quando Suárez (ex-Liverpool) viu o fim da suspensão por mordida durante a Copa no italiano Chiellini.

    Curiosamente, o debute foi no primeiro clássico da temporada entre os rivais. Mesmo sem Bale, machucado, o Real venceu por 3 a 1.

    O vitorioso no clássico chegou a abrir quatro pontos de vantagem para o Barcelona. A tendência se inverteu nas últimas semanas, e hoje os catalães lideram o Espanhol -65 pontos, contra 64.

    Nas últimas seis rodadas da competição, o trio do Real marcou seis gols, viu Cristiano Ronaldo sofrer críticas e Bale conviver com rumores sobre a ida para o Manchester United. O do Barcelona, em paz e celebrando grandes atuações de Messi, fez 17.

    NA TV
    17h - Barcelona x Real Madrid
    Sport + (só p/ assinantes da Sky)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024