• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 08:17:38 -03

    Apesar de briga na Justiça, Sauber tem melhor início na F-1 desde 2001

    DE SÃO PAULO

    23/03/2015 11h32

    Fora das pistas, o Mundial de F-1 não começou como a Sauber imaginava. Pega de surpresa por uma decisão da Justiça australiana que deu a Giedo van der Garde o direito de correr pelo time no campeonato de 2015, o time teve sua preparação para a prova de abertura da temporada, o GP da Austrália, atrapalhada por idas e vindas à Suprema Corte em Melbourne.

    Mas, mesmo tendo visto Felipe Nasr e Marcus Ericsson, seus dois titulares, impedidos de participar da primeira sessão de treinos livres no Albert Park e só ter colocado um fim no imbróglio judicial horas antes do treino de classificação, a Sauber teve seu melhor início de Mundial desde 2001.

    A quinta colocação do piloto brasileiro e o oitavo posto conquistado por Ericsson, há uma semana, só foram piores que a quarta posição de Nick Heidfeld e a sexta de Kimi Raikkonen no GP da Austrália de 14 anos atrás.

    Mais que isso, ao colocar seus dois pilotos entre os dez primeiros colocados na etapa que abriu o Mundial deste ano, a Sauber conseguiu tal feito apenas pela terceira vez desde que estreou na F-1, em 1993.

    Além do resultado de 2001, com Heidfeld e Raikkonen, apenas em 2012 o time suíço havia colocado seus dois pilotos no top 10 na corrida de abertura do campeonato.

    Naquela ocasião, Kamui Kobayashi e Sergio Perez chegaram em sexto e oitavo, respectivamente.

    No ano passado, por exemplo, Adrian Sutil e Esteban Gutierrez completaram a abertura do campeonato em 11º e 12º. Não à toa, o time completou o Mundial do ano passado sem marcar pontos. 

    Mas, de acordo com Nasr, o resultado em Melbourne servirá de incentivo para todos na Sauber nas próximas etapas.

    "Acho que isso vai servir para motivar todos, desde os mecânicos. Nosso resultado em Melbourne mostra que o time evoluiu desde o ano passado e acho que ainda há margem para mais", disse o brasileiro, que com a quinta posição na prova tornou-se o piloto do país com melhor estreia na F-1.

    "Se a gente conseguir investir mais no carro acredito que temos potencial para mais resultados como os da Austrália", completou Nasr, que neste domingo disputa o GP da Malásia, segunda etapa do Mundial de F-1, a partir das 3h (de Brasília).

    Os primeiros treinos livres em Sepang serão realizados na noite de quinta-feira, às 23h (de Brasília).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024