• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 09:23:21 -03

    Ministério da Justiça pede apuração de indícios de propina na Copa de 2014

    DE BRASÍLIA

    23/03/2015 15h29

    O Ministério da Justiça solicitou à Controladoria-Geral da União (CGU) que abra uma auditoria e apure as suspeitas de que a empresa alemã Bilfinger pagou propina a servidores brasileiros para conquistar contratos na Copa do Mundo do ano passado.

    Segundo o jornal alemão "Bild", a Bilfinger desembolsou 20 milhões de euros a funcionários públicos no Brasil e a integrantes da Fifa para firmar contratos e fornecer os monitores usados no Centro Integrado de Comando e Controle da Copa de 2014.

    O suborno teria ocorrido por intermédio da empresa Manuell, um dos braços da Bilfinger, de acordo com a reportagem do "Bild".

    O Ministério da Justiça informou ter solicitado à empresa alemã elementos que indiquem o caso de corrupção na contratação da Bilfinger. Anunciou ainda que está providenciando "análise imediata" do processo licitatório em questão.

    Dados disponíveis no Portal da Transparência atestam que a empresas recebeu R$ 21,2 milhões do governo federal em 2014. Desse montante, 13,1 milhões saíram da Secretaria Extraordinária de Segurança e Grandes Eventos, responsável pelo Centro Integrado de Comando e Controle.

    No final da tarde, o ministério enviou um novo comunicado, informando que pedirá à Polícia Federal a instauração de um inquérito e ao TCU (Tribunal de Contas da União) a abertura de uma auditoria para investigar as denúncias.

    O MJ informou ainda que a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, órgão vinculado à pasta, firmou contrato com a empresa Manuell de R$ 24,3 milhões, em maio de 2013.

    Os alemães, segundo o MJ, forneceram um equipamento - vídeo-wall - que permite o acompanhamento de várias câmeras de segurança simultaneamente, pela tela do computador. O sistema foi usado nos centros de comando e controle da Copa.

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Foto do Centro de Comando Integrado de Monitoramento para a Copa
    Foto do Centro de Comando Integrado de Monitoramento para a Copa

    O ministério argumenta que a empresa participou de um pregão com nove concorrentes e ofereceu um preço 46% inferior ao obtido à época com pesquisas de mercado.

    Lembra que o processo licitatório passou por auditoria do TCU, que, na ocasião, não encontrou nenhuma irregularidade.

    A nota oficial acrescenta que "ata de registro de preços da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos" foi usada por 15 outros órgãos federais, estaduais e municipais para a celebração de contratos.

    O ministério frisa que as providências estão sendo tomadas, embora a Bilfinger, empresa controladora da Manuell, não tenha informado quais servidores são suspeitos de "receber propina e em quais órgãos ou empresas exerciam suas atividades".

    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá pedir abertura de sindicância interna e solicitar à empresa alemã que "preste todos os esclarecimentos necessários" sobre o caso.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024