• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 08:07:34 -03

    Luxemburgo é suspenso por criticar Federação do Rio, mas obtém liminar

    DO UOL

    25/03/2015 19h52

    Divulgação - 24.jul.2014
    Vanderlei Luxemburgo durante treino do Flamengo
    Vanderlei Luxemburgo durante treino do Flamengo

    O técnico Vanderlei Luxemburgo foi suspenso preventivamente pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva) no final da tarde desta quarta-feira (25) por criticar a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) durante a última entrevista coletiva concedida no clube, mas obteve uma liminar e poderá comandar o Flamengo nos dois próximos jogos pelo Campeonato Carioca, incluindo o desta quarta, contra o Bangu, às 22h, no Maracanã.

    O advogado Michel Assef Filho entrou com o mandado de garantia no tribunal na expectativa de suspender a punição preventiva ao treinador e obteve sucesso. Luxemburgo está livre para trabalhar até a data do julgamento e dirige o time normalmente.

    "É um absurdo interpretar a declaração desta forma. O Vanderlei tem o direito de se expressar normalmente. Reparamos isso e a liminar foi deferida. Ele está livre para trabalhar", comentou o advogado.

    "Luxemburgo não é dirigente, nem assessor do Flamengo. Ele é o treinador e não tem que se meter nisso. Estamos passando por uma fase complicada pela violência das torcidas e ele diz para darem porrada na federação? Fiz a denúncia e ele será julgado. Não poderá ficar no banco até isso acontecer. Ele poderá pegar punição de até um ano, mas quem vai decidir isso é a comissão", explicou o procurador do TJD-RJ, André Valentim, antes de o Flamengo obter a liminar para o técnico.

    O julgamento de Luxa nos artigos 243-B; 243-C; 243-D e art. 258 c/c 156, 157 I e III e 179 V e VI e parágrafo 1º do art. 35 CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) está marcado para a próxima segunda-feira.

    CRÍTICAS

    Luxemburgo incomodou-se com a proibição da Ferj de se levar mais de cinco jogadores das categorias de base para jogos do Campeonato Estadual do Rio.

    "Tem que dar porrada na federação [do Rio]. Vou impedir o Bressan de ser convocado para a seleção olímpica? A federação só quer cinco amadores inscritos. O trabalho do Flamengo na base está excelente. Não temos quatro, temos cinco zagueiros. Um convocado (Bressan), o Samir está lesionado e o Wallace, suspenso. Temos 23 jogadores, mais quatro a sete do departamento amador. Aí acontece tudo para que a gente possa buscar no departamento amador. Hoje tenho o Sávio, Baggio, Jorge e Jajá. Não poderia pegar um zagueiro também? Não, porque só podem cinco inscritos dos juniores, e já tinha o Daniel como terceiro goleiro. O culpado sou eu ou o futebol está feito de maneira equivocada? O que posso falar?", disse Luxemburgo.

    Antes do clássico contra o Vasco, Luxemburgo criticou o presidente da Ferj, Rubens Lopes, por ter assistido à partida do Vasco contra o Nova Iguaçu no camarote de Eurico Miranda.

    "Tudo o que está sendo falado faz parte de uma rivalidade muito grande de Vasco e Flamengo. A única coisa que não faz parte é saber que o presidente da Ferj está frequentando o camarote do presidente do Vasco. O que não faz parte é o presidente do Vasco estar sentado na cadeira do presidente da Federação em algum momento. Isso tudo é que não faz parte do jogo do futebol", declarou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024