• Esporte

    Saturday, 04-May-2024 03:49:36 -03

    Abaixo da meta, Museu Pelé tem 10 vezes menos visitantes que Aquário

    DE SÃO PAULO

    04/04/2015 02h00

    O Museu Pelé completa na próxima quarta (15) dez meses de funcionamento com um número de visitantes aquém das expectativas dos administradores, segundo a edição deste fim de semana da revista "Veja São Paulo".

    De acordo com a publicação, a meta era receber 1,2 milhão de visitantes por ano, mas de junho de 2014 até fevereiro de 2015 só 57.765 pessoas foram ao museu, que fica no centro de Santos.

    A falta de interesse do público preocupa a Ama Brasil, organização responsável pela gestão do museu. A manutenção gera despesas de R$ 160 mil mensais, valor que ultrapassa o que é arrecadado com a bilheteria.

    Dados da prefeitura de Santos mostram que o Museu Pelé está atrás dos principais pontos turísticos da cidade. Com 16.484 visitantes, foi apenas o sexto local mais procurado entre dezembro de 2014 e fevereiro deste ano, período que a cidade recebe mais turistas.

    O Aquário Municipal recebeu 197.907, seguido pelo Orquidário Municipal (67.337), Museu do Café (54.891), Linha de Bondes (28.506) e Memorial do Santos (27.188).

    O museu levou quatro anos para ser construído ao custo de R$ 50 milhões, captados, em grande parte, por meio de leis de incentivo fiscal.

    Abriga mais de 2.500 peças da vida de Pelé, como a caixa de engraxate (a primeira profissão do ex-jogador), fotos e vídeos.

    Frequentadores do local apontam a falta de novos atrativos (a exposição temporária atual é a mesma da inauguração, em junho, "Quatro Copas e um Rei"), a divulgação escassa e o alto valor dos ingressos como problemas.

    A entrada custa R$ 18 (meia-entrada, a R$ 9), enquanto o Aquário Municipal e o Museu do Café tem custo de R$ 5 e R$ 6, pela ordem.

    Procurado pela reportagem, o diretor do museu, José Eduardo de Moura, preferiu não falar sobre o assunto.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024