• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 21:14:07 -03

    'Melhor do Brasil', Corinthians encara Ponte Preta e peso de ser favorito

    DE SÃO PAULO

    11/04/2015 02h00

    Ricardo Nogueira/Folhapress
    Volante Elias (fundo) participa de treino do Corinthians antes da partida contra a Ponte Preta
    Volante Elias (fundo) participa de treino do Corinthians antes da partida contra a Ponte Preta

    "É o time que está tendo os melhores resultados neste ano. Contra estatísticas, não existem argumentos."

    A resposta do técnico da Ponte Preta, Guto Ferreira, ao ser questionado se o Corinthians é a equipe mais forte do Brasil, a invencibilidade em 2015, os 100% de aproveitamento na Libertadores e a melhor campanha do Paulista mostram que o Corinthians larga como favorito nas quartas de final do Estadual.

    Favorito não somente a derrotar a Ponte, neste sábado (11), no Itaquerão, e avançar às semifinais, mas também a ficar com o título.

    Só que a história recente do Paulista mostra que começar a reta final da competição como o time a ser batido não costuma ser um bom sinal.

    Desde que o Estadual voltou a ter fase decisiva, oito anos atrás, somente em duas vezes a equipe que fechou a primeira fase com a melhor campanha se sagrou campeã: o Santos de 2007 e 2010.

    Todas as outras sucumbiram ao peso do favoritismo. Inclusive o próprio Corinthians. E justamente contra sua adversária desta tarde.

    Em 2012, o time, que, assim como agora, era comandado por Tite, conquistou 80% dos pontos possíveis e foi o primeiro na classificação geral. Mas, nas quartas, perdeu por 3 a 2 para a Ponte, com direito a duas falhas do goleiro Júlio César, e se despediu da briga pela taça.

    A campanha corintiana na primeira fase em 2015 é ainda melhor do que aquela, o que só aumenta seu favoritismo. Dos 15 jogos da primeira fase, venceu 11 e empatou quatro. Ou seja, faturou 82,2% dos pontos possíveis.

    "Disputei três Campeonatos Paulistas, e este é o de nível técnico mais fácil que joguei", opinou o volante Elias, um dos dez titulares " de sempre" que Tite irá escalar -o lateral esquerdo Fábio Santos, ainda se recuperando de lesão no joelho, está fora.

    O fato de o Corinthians ter um time titular bem conhecido e ser tão estudado por todo (graças ao favoritismo) dá esperança à Ponte.

    "Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar, mas, se não tivéssemos chance, era melhor ficar em Campinas", brincou Ferreira, o único técnico que já derrotou o alvinegro no Itaquerão -pelo Figueirense, no Brasileiro-2014.

    Se o Corinthians foi o melhor time da primeira fase do Paulista, a Ponte pode se orgulhar de ter feito a melhor campanha entre as segundas colocadas da chave e de "começar do zero" nesta tarde. Quem vencer o confronto vai às semifinais. Se der empate, os pênaltis decidem.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024