• Esporte

    Friday, 03-May-2024 14:30:22 -03

    Liberado de multa, estádio do Palmeiras terá letreiro luminoso

    DIEGO IWATA LIMA
    MARCEL RIZZO
    DE SÃO PAULO

    13/04/2015 12h00

    Marcel Rizzo/Folhapress
    Fachada do estádio do Palmeiras com nome da arena está sendo trocada
    Fachada do estádio do Palmeiras com nome da arena está sendo trocada

    Após ter uma multa de R$ 120 mil revista pela prefeitura de São Paulo e liberado para expor "naming rights", o estádio do Palmeiras terá um novo letreiro luminoso. A WTorre, que administra a arena, está instalando a peça com o nome Allianz Parque.

    Desde a inauguração do estádio, em novembro, havia um letreiro provisório com a marca da Allianz Seguros. O painel está sendo substituído por outro que será iluminado à noite e . A seguradora paga cerca de R$ 15 milhões por ano para dar nome ao estádio.

    Até o início do ano, a prefeitura de São Paulo enquadrava os anúncios como letreiros nos estádios na Lei nº 14.223, conhecida como Lei Cidade Limpa.

    No dia 10 de fevereiro, porém, o poder público municipal definiu mudança no enquadramento da lei para arenas esportivas. A resolução nº 019 da prefeitura autoriza a exposição de marcas em casos de estádios que tenham nomes batizados por empresas.

    "A utilização de símbolos, marcas, nomes e logos nos imóveis públicos ou privados utilizados como equipamentos esportivos ou culturais, resultante de contrato ou acordo de direitos de nomeação ("naming rights"), será considerado o anúncio indicativo da edificação aplicando-se o disposto nos artigos 13 e 16 da Lei Municipal 14.223 de 26 de setembro de 2006, devendo, nesses casos, ser substituído o anúncio indicativo, se pré-existente", diz a resolução.

    O documento deixa claro, porém, que os nomes de estádios só serão aprovados após análise da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana. O órgão da prefeitura é formado por representantes do poder público e membros da sociedade civil, analisa casos relacionados à aplicação da legislação de anúncios, mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem urbana.

    Outros estádios que também vierem a comercializar "naming rights" estarão adequados à lei. Em São Paulo, a arena do Palmeiras é a única que já vendeu o nome para uma empresa. Corinthians tenta negociar desde 2010 a venda dos naming rights do seu novo estádio em Itaquera.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024