• Esporte

    Sunday, 05-May-2024 08:02:05 -03

    Com contratos no fim, Robinho e Valdivia tentam se redimir com título

    RAFAEL VALENTE
    DE SÃO PAULO

    03/05/2015 02h00

    Ao final do primeiro duelo pelo título do Paulista, mesmo com a derrota por 1 a 0, os santistas provocaram os palmeirenses com o grito "Ô lelê, ô lalá, o Robinho vem aí e o bicho vai pegar", já pensando no segundo jogo, neste domingo (3), na Vila Belmiro.

    Apesar de o Santos precisar de vitória por dois gols de diferença para ser campeão, a confiança da torcida na conquista do título foi depositada no retorno do atacante.

    Robinho não jogou no estádio do Palmeiras por causa de um edema na coxa esquerda. Fez treinos específicos e, recuperado, deve iniciar a partida decisiva do torneio.

    Os palmeirenses também saíram confiantes. Além da vantagem de jogar por um empate, eles apostam na volta do meia Valdivia, ausente do jogo anterior por causa de lesão no joelho esquerdo.

    Apesar de o chileno ter jogado pouco este ano, sempre que entrou em campo fez a torcida explodir em vibração.

    Mas a verdade é que os números recentes mostram que tanto Santos quanto Palmeiras não dependem tanto de seus ídolos para decidirem.

    E os dois podem ter na conquista da taça a oportunidade de redenção após altos e baixos na temporada. E antes do fim de seus contratos.

    FUTURO ITALIANO

    Robinho retornou ao Santos em agosto do ano passado para iniciar a terceira passagem pelo clube. Está emprestado pelo Milan até 30 de junho desta temporada.

    Se não ocorrer a renovação –o Cruzeiro está interessado em contratar o jogador–, ele pode concluir uma passagem melancólica pelo Santos.

    É a pior de suas três passagens pelo clube. Na primeira, ganhou dois Brasileiros (2002 e 2004); na segunda, em 2010, conquistou dois títulos em apenas um semestre (Paulista e Copa do Brasil).

    Nesta passagem, nenhum título, baixo número de gols (15) e poucas atuações à altura do passado dele no clube. Além disso, perdeu marcas que orgulhavam a torcida, como a de nunca ter perdido um clássico para o Corinthians.

    O que tiraria este peso é o título do Estadual. Seria a quinta taça dele pelo Santos.

    Apesar disso o Santos deseja a permanência dele. O presidente Modesto Roma Jr. deve viajar para a Itália após a final do Estadual para negociar a contratação definitiva de Robinho com o Milan.

    A equipe italiana já avisou que não aceitará prolongar o empréstimo. Só aceita vender o atacante. O Santos já sinalizou que pretende oferecer na negociação o zagueiro Gustavo Henrique, 22.

    "Robinho é uma referencia para nós. Ele seria importante para qualquer equipe, mas aqui ele tem uma afinidade grande com o clube, torcida", defendeu o técnico do Santos, Marcelo Fernandes.

    PRODUTIVIDADE

    Em julho, Valdivia vai completar cinco anos no clube, desde que retornou pela segunda vez. Foram muitos altos e baixos nesse tempo.

    Apesar do título da Copa do Brasil de 2012 (quando ficou fora do jogo decisivo por estar suspenso), esteve no rebaixamento no mesmo ano e na campanha medíocre no Brasileiro do ano passado.

    O histórico recente não agrada aos palmeirenses. O chileno tem ficado mais ausente do que presente devido a seguidas lesões. Neste ano, fez quatro jogos e pela primeira vez viu um time do Palmeiras que não depende dele.

    Com contrato até agosto, hoje a permanência dele parece difícil. O Palmeiras oferece contrato de produtividade, isto é, valor fixo baixo complementado com ganhos por participação nos jogos.

    O chileno não gosta da ideia. Mas, até pelo histórico, a torcida tem apoiado a diretoria. Caso ajude o time a ser campeão, é possível que os torcedores pressionem o clube para renovar com o ídolo.

    Ainda seria só a terceira taça pelo Palmeiras e é possível que a cobrança da torcida aumente no Brasileiro.

    FICHA
    Santos: Vladimir; Victor Ferraz, Gustavo Henrique (Werley), David Braz e Chiquinho; Valencia (Lucas Otávio) e Renato; Lucas Lima; Geuvânio, Ricardo Oliveira e Robinho
    T.: Marcelo Fernandes

    Palmeiras: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel e Robinho; Rafael Marques, Valdivia e Dudu; Leandro Pereira
    T.: Oswaldo de Oliveira

    Estádio: Vila Belmiro, em Santos
    Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024