• Esporte

    Monday, 20-May-2024 16:31:15 -03

    Dunga defende seleção do 7 a 1, mas renova mais do que Mano em 2011

    MARCEL RIZZO
    DE SÃO PAULO

    05/05/2015 13h25

    Para Dunga, o que aconteceu na Copa do Mundo de 2014, a derrota de 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal, foi um fato único.

    Mas para a Copa América do Chile, em junho e julho deste ano, somente oito jogadores que estavam no Mundial do ano passado foram chamados na lista anunciada nesta terça (5), no Rio - poderiam ser nove, se Oscar não tivesse sofrido uma lesão muscular que o deixará fora da competição.

    O número de remanescentes está dentro de um padrão de renovação de uma Copa do Mundo para uma Copa América (veja gráfico abaixo), desde 1987, quando o torneio continental adotou o formato atual, com sede única e, normalmente, disputado um ano depois do Mundial (com exceção de 2004, dois anos após a Copa de 2002).

    Editoria de Arte/Folhapress

    Mas é menor do que a lista da última Copa América. De 2010, Copa do Mundo da África do Sul, para 2011, Copa América na Argentina, o técnico Mano Menezes levou nove remanescentes, maior número desde 1987, mesmo apostando em jovens atletas como Neymar, Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso.

    Curiosamente, Mano usava jogadores que haviam trabalhado com Dunga no Mundial do ano anterior.

    "O que aconteceu na Copa é um fato único. Queremos ganhar, a seleção é referência. O futebol brasileiro segue admirado, a camisa da seleção segue respeitada. Você pode ver a importância que a França deu para o jogo contra o Brasil, que o Chile deu. Isso mostra que a seleção é respeitada", disse Dunga após a convocação.

    Os oito jogadores que estavam na Copa de 2014 e que Dunga levará ao Chile são Jefferson, Thiago Silva, David Luiz, Luiz Gustavo, Fernandinho, Marcelo, William e, claro, Neymar.

    Destes, cinco estavam em campo em 8 de julho, no 7 a 1 para os alemães. Thiago Silva estava suspenso, Jefferson era reserva e Neymar machucado.

    Para a Copa América, Jefferson, Luiz Gustavo, Willian e Neymar são titulares, pelo menos no início do trabalho - a seleção se apresenta dia 1° de junho, para uma semana de treinamento em Teresópolis, a 90km do Rio.

    Thiago Silva e David Luiz devem disputar uma vaga na zaga ao lado de Miranda. Fernandinho briga com Elias por um lugar no meio de campo e Marcelo vai começar como reserva de Filipe Luis.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024