• Esporte

    Monday, 06-May-2024 16:07:25 -03

    Dengue assombra times paulistas na Libertadores

    MARCEL RIZZO
    TIAGO RIBAS
    DE SÃO PAULO

    06/05/2015 02h00

    Nada de desgaste pela sequência exaustiva de jogos dos Estaduais ou de lesões devido à violência dos adversários sul-americanos.

    O que tem tirado os principais jogadores dos times paulistas da Libertadores é um mosquitinho conhecido pelo nome de Aedes aegypti.

    Uma picada do inseto já prejudicou o Corinthians, que não pôde contar com o atacante Guerrero por quatro jogos após ele ter sido diagnosticado com dengue.

    Nesta terça-feira (5), foi a vez do São Paulo perder um importante jogador devido à epidemia de dengue que atinge o Estado de São Paulo.

    O meia Michel Bastos foi diagnosticado com a doença e não poderá enfrentar o Cruzeiro nesta quarta-feira (6), às 22h, no Morumbi, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

    Ricardo Nogueira/Folhapress
    O meia Michel Bastos durante uma partida do São Paulo
    O meia Michel Bastos durante uma partida do São Paulo

    Já o atleta peruano, recuperado da doença, volta a campo nesta quarta (6), às 19h45, para a partida contra o Guaraní (PAR), em Assunção, válida pela mesma fase do torneio sul-americano.

    Michel Bastos começou a sentir os sintomas da doença na quinta-feira (30). Com febre e mal-estar, não participou das atividades do time naquele dia e também se ausentou do treino de sexta (1º).

    Como os sintomas eram leves, os médicos do São Paulo acreditaram tratar-se de um quadro de virose. Mesmo assim, fizeram exames para detectar dengue.

    O atleta são-paulino treinou no sábado (2), folgou no domingo (3) e ficou fora dos treinos novamente na segunda (4). Foi quando o resultado do teste chegou e a suspeita de dengue foi confirmada.

    Apesar de receber o mesmo diagnóstico de Guerrero, Michel Bastos não tem sofrido tanto com os sintomas.

    O peruano foi diagnosticado com a doença, em 11 de abril, dia da vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

    Debilitado, e para evitar que pegasse outras doenças, Guerrero ficou internado sete dias no Hospital São Luiz.

    Já o médico do São Paulo José Sanchez acredita que Michel Bastos pode se recuperar a tempo de disputar a partida de volta contra o Cruzeiro, na outra quarta (13).

    "O quadro pode evoluir para uma melhora ou para uma piora. Ele vai ficar em observação. Se tudo correr bem, ele ficará liberado para uma atividade física leve no fim desta semana e poderá treinar na próxima segunda [11]", disse.

    A dengue também já causou baixas no Palmeiras e no Santos nesta temporada.

    O goleiro Aranha, do time alviverde, foi diagnosticado com dengue em 14 de abril.

    Já o zagueiro Werley, do Santos, perdeu as finais do paulista devido à doença.

    EM CAMPO

    Na partida contra o Guaraní, Guerrero terá um companheiro diferente. Luciano vai substituir Emerson Sheik, que foi expulso contra o São Paulo –Mendoza, que vinha jogando no lugar de Emerson, também foi expulso.

    Luciano tem dez jogos na temporada, somente quatro como titular, e estava em baixa com Tite. Depois de anotar 15 gols na temporada 2014, só fez um gol este ano.

    No São Paulo, o argentino Centurión deve ser o substituto de Michel Bastos.

    O técnico Milton Cruz também não poderá contar com o atacante Luis Fabiano, o volante Hudson e o zagueiro Dória –todos estão suspensos.

    Alexandre Pato será a referência no ataque, Wesley ganhará uma chance no meio-campo e Lucão formará a dupla de zaga com Rafael Toloi.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024