• Esporte

    Friday, 03-May-2024 15:48:12 -03

    Medina, Mineirinho e Filipe Toledo avançam para 3ª fase da etapa do Rio

    DE SÃO PAULO

    12/05/2015 09h31

    Os brasileiros que disputam o Mundial de surfe se deram bem no primeiro dia de competição da etapa do Rio, na praia da Barra, nesta terça-feira (12).

    Dos sete surfistas do país que estão na elite da modalidade, apenas Miguel Pupo não conseguiu vencer a sua bateria e foi para a repescagem.

    Adriano de Souza, o Mineirinho, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Jadson André, Ítalo Ferreira e Wiggolly Dantas avançaram diretamente para a terceira fase.

    Líder do Mundial, Mineirinho deu show. Terminou a sua bateria com 17.90 pontos. Teve a segunda melhor nota do dia (9.73).

    "Existe muita pressão sobre mim agora que estou na frente do ranking, mas minha estratégia foi surfar o melhor possível para vencer a bateria e bom que deu tudo certo porque achei realmente boas ondas", disse Mineirinho após derrotar o australiano Kai Otton e o também brasileiro David do Carmo, que compete como convidado.

    Medina, por sua vez, não teve a mesma performance que o líder do ranking. O máximo que conseguiu foi um 7. Mesmo assim, fechou a sua bateria com 12.33 e conseguiu avançar.

    "A vitória foi importante para tirar a pressão", afirmou Medina, que não teve bons resultados nas três primeiras etapas, na Austrália.

    Outro brasileiro que ganhou muitos aplausos do público que compareceu à praia da Barra foi Filipe Toledo, que executou um aéreo (quando o surfista salta sobre a onda) que lhe rendeu um 9.70.

    O paulista, terceiro colocado no Mundial, terminou a sua bateria com 16.27 e bateu o americano Kolohe Andino e o australiano Adam Melling.

    Os outros três brasileiros (Alejo Muniz, Alex Ribeiro e David do Carmo) que disputam a etapa como convidados foram derrotados e vão para a repescagem.

    No feminino, Silvana Lima, única brasileira que disputa as provas da elite entre as mulheres, não encontrou boas ondas e terminou a sua bateria na terceira posição.

    Ela terá que vencer na repescagem por um lugar na terceira fase, assim como Luana Coutinho, surfista do país que compete como convidada.

    SLATER BRILHA

    Apesar do domínio dos brasileiros, quem brilhou mesmo foi o americano Kelly Slater, 43, onze vezes campeão mundial.

    Na segunda bateria do dia, o surfista ganhou um 9.50 e um 9.77 para se classificar para a terceira rodada com 19.27. Foi a maior soma de notas do dia.

    "Na verdade, eu não consegui dormir muito bem e até gostaria de um adiamento hoje para treinar um pouco mais. Mas eu me senti muito bem na bateria, as ondas estavam boas e eu procurei pegar as maiores das séries que proporcionavam bons tubos", disse Slater.

    A competição, que tem janela aberta até o dia 22 de maio, prossegue nesta quarta-feira (13), quando uma nova chamada será feita às 7h (de Brasília).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024