• Esporte

    Monday, 20-May-2024 17:50:02 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Após mudança para os EUA, Rosângela Santos vence os 100m no Troféu Brasil

    PAULO ROBERTO CONDE
    DE SÃO PAULO

    14/05/2015 18h54

    Lalo de Almeida/Folhapress
    Rosângela dos Santos (à esq.) e Franciela Krasucki treinam em Londres-2012
    Rosângela dos Santos (à esq.) e Franciela Krasucki treinam em Londres-2012

    Rosângela Santos, 24, conquistou a medalha de ouro nos 100 m feminino no Troféu Brasil de Atletismo, que ocorre em São Bernardo do Campo, na tarde desta quinta-feira (14).

    A velocista atribuiu a vitória, obtida com a marca de 11s08, a melhor de sua carreira, a uma guinada que deu recentemente em sua vida.

    Há poucos meses ela se mudou para os Estados Unidos, país onde na verdade nasceu (ela é natural de Washington). Rosângela adotou como base Miami, uma das principais cidades da Flórida.

    A mudança surtiu efeito nesta quinta. "Estou muito feliz, mas sinto que dá para ser ainda mais rápida. Minha meta, agora, é correr abaixo de 11s. Nada é impossível", afirmou a velocista, após a prova.

    Rosângela não disputou a edição passada do Troféu Brasil, em 2014, devido a uma cirurgia no pé. Parte da decisão de ir para a América do Norte se deveu a algumas frustrações recentes, como a lesão.

    "Larguei tudo e fui para os Estados Unidos. Me faltava alguma coisa. Nasci lá, tenho passaporte, resolvi ir com tudo", contou.

    Ela pretende defender o ouro que conquistou nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 daqui a dois meses, na edição de Toronto. "Vou buscar outro título lá."

    FAVORITA SEM OURO

    Embalada graças ao recorde sul-americano dos 100 m (11s01), obtido no início do mês, Ana Cláudia Lemos, 26, terminou na segunda posição, com 11s36. Vanusa dos Santos fechou o pódio ao registrar (11s49).

    "Não era o meu dia", disse Ana Cláudia. "Mas a gente aprende com as derrotas. Estou desenvolvendo um trabalho e acredito que estou no caminho certo."

    Para a mais rápida do continente na prova, "faltou agressividade". Ela, porém, ressaltou que o tempo de Rosângela põe o revezamento 4 x 100 m brasileiro em condições de brigar pelo ouro no Pan de Toronto e por uma final no Mundial de Pequim, que ocorrerá no final de agosto.

    "Eu acho é bom ter mais velocistas correndo rápido no Brasil, só vai melhorar", disse.

    O Troféu Brasil define a equipe nacional que irá a Toronto e a Pequim. A competição termina neste domingo (17).

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024