• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 08:11:07 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    Explicações de ginastas sobre injúrias raciais não terá depoimento de vítima

    DE SÃO PAULO

    26/05/2015 02h00

    O ginasta Angelo Assumpção, 18, que foi ofendido com injúrias raciais por colegas da seleção brasileira, não será ouvido nesta terça-feira (26) pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da confederação brasileira da modalidade (CBG).

    A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da CBG. Segundo a entidade, apenas Arthur Nory, 21, Henrique Flores, 24, e Fellipe Arakawa, 21, participarão da oitiva, que está prevista para ocorrer por volta de 15h, no Rio.

    Os três foram intimados depois que a confederação instaurou inquérito para apurar eventual infração disciplinar relacionada a vídeo com injúrias raciais que Nory publicou no aplicativo Snapchat, posteriormente divulgado pelo jornal "O Globo", há quase duas semanas.

    Nory, Flores e Arakawa foram afastados preventivamente por 30 dias pela CBG e tiveram suspensos benefícios que recebiam pelo mesmo período. A oitiva desta terça não lhes dará nova punição.

    "Não há processo ainda, apenas um inquérito. Mas a CBG achou por bem afastá-los e suspender auxílios financeiros enquanto são investigados. O procedimento investigatório corre na esfera do STJD, todos devem ser ouvidos. Ao final, o auditor processante do inquérito deve apresentar suas conclusões, se há ou não infrações e autores", afirmou Paulo Schmitt, assessor jurídico da confederação.

    Como os fatos relacionados à injúria não ocorreram durante competição, os procuradores não podem oferecer denúncia. Ou seja, a partir da investigação a CBG pode ou não abrir processo e aplicar outras punições a Nory, Flores e Arakawa.

    Apesar do imbróglio, Assumpção já se manifestou a favor dos companheiros de seleção no vídeo de desculpas que publicaram logo após a polêmica. Segundo a confederação, mesmo que ele desse um depoimento a favor dos outros atletas não os eximiria de responsabilidade.

    Veja vídeo

    Já a mãe do ginasta criticou os colegas do seu filho. Logo após a divulgação do vídeo em que Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores fazem injúrias raciais contra Angelo Assumpção, a mãe do atleta, Magali Dias Assumpção, publicou mensagens no Facebook criticando o comportamento dos ginastas

    "Estou nervosa com isso e estão querendo inverter dizendo que foi uma brincadeira. Ficou claro no vídeo que foi racismo", disse Magali, em resposta a uma mensagem de apoio na rede social.

    "O ginasta que diz 'ser amigo' do meu filho assinou sua condenação postando e ainda por cima subjugando fortemente meu filho. Ele sabe que é crime mas [se] achou maior que Deus", completou.

    A reportagem ligou diversas vezes durante as últimas quarta-feira (20) e quinta-feira (21) para Magali para que ela comentasse as mensagens na rede social, mas até a conclusão desta edição ela não havia respondido.

    ENTENDA O CASO

    15.mai.2015
    VAZA O VÍDEO
    O ginasta Arthur Nory, ao lado de Felipe Arakawa e Henrique Flores, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção.

    DESCULPAS
    Após divulgação do jornal "O Globo", os três divulgam novo vídeo ao lado de Assumpção, dizem que foi uma brincadeira e pedem desculpas.

    16.mai.2015
    INQUÉRITO
    A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afirma que vai instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica para definir eventuais punições aos atletas.

    DIEGO HYPÓLITO
    Mais experiente ginasta da seleção, Diego Hypolito publica texto em sua conta no Instagram em que defende os companheiros, diz que não existe intolerância na equipe e que o vídeo foi uma fatalidade, pois "todos são do bem".

    COB
    Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) diz que "não tolera racismo, preconceito e atitudes do gênero" mas lembra que "os atletas já se manifestaram arrependidos e a comissão técnica da seleção também já chamou a atenção deles".

    SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

    A secretaria ligada à Presidência da República diz que está acompanhando o caso e se coloca à disposição do ginasta Angelo Assumpção para orientá-lo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024