• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 17:42:43 -03

    São Paulo acerta a contratação do técnico colombiano Juan Carlos Osorio

    DE SÃO PAULO

    26/05/2015 17h50

    O São Paulo acertou nesta terça-feira (26) com o treinador colombiano Jose Carlos Osorio, de 53 anos, que estava no Atlético Nacional (COL). O comandante chega para suprir a saída de Muricy Ramalho, que vinha sendo substituído desde abril pelo auxiliar-técnico Milton Cruz.

    O contrato com o técnico tem duração prevista até o final de 2016.

    Juan Carlos Osorio é considerado um revolucionário na Colômbia.

    Apesar de ser sul-americano, o treinador, formado nos EUA e ex-auxiliar técnico no Manchester City, implementou uma filosofia europeia nas equipes que comandou.

    Nascido na Colômbia, em Santa Rosa de Cabal, a 300 km de Bogotá, teve a carreira com jogador abreviada devido a lesões. Após cinco anos como profissional, se aposentou nos anos 1980 e foi estudar educação física nos EUA.

    Após atuar como preparador físico e auxiliar técnico em times americanos, conseguiu emprego como assistente de Kevin Keegan, treinador do Manchester City, em 2001.

    Da Inglaterra trouxe o estilo de futebol dinâmico de suas equipes, sempre tentando chegar ao ataque em velocidade, com poucos passes.

    Deixou a Europa em 2006 para assumir o Millonarios (COL), mas suas ideias não foram bem aceitas em seu primeiro trabalho como técnico.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Descrito como um treinador que estuda a fundo seus adversários, Osorio é conhecido por mudar a escalação da equipe em todos os jogos -às vezes até no dia da partida, no caminho da concentração para o estádio.

    Situação que incomodava a imprensa, os torcedores e até seus próprios jogadores.

    "Nenhum jornalista consegue adivinhar a escalação das equipes de Osorio. Ele gosta que seus jogadores não tenham lugar cativo no time", diz Mariano Olsen, diretor dos canais NTN24 e Nuestra Tele Desportes, de Bogotá.

    Após um quarto lugar no Colombiano, em 2007, recebeu proposta para voltar aos EUA, onde dirigiu o Chicago Fire e o New York Red Bulls.

    Depois de péssima campanha na liga dos EUA, em 2009, voltou ao seu país para dirigir o Once Caldas. Ganhou seu primeiro título, no Torneio Finalización de 2010.

    Mas o reconhecimento nacional só veio após assumir o Atlético Nacional, time mais rico da Colômbia, em 2012. Neste ano, ganhou a Copa da Colômbia e nos anos seguintes, três nacionais seguidos.

    "No Atlético Nacional, Osorio teve tempo para aplicar sua filosofia. Foi tricampeão e estabeleceu algo revolucionário no futebol do país", diz Jaime Orlando Dinas, apresentador do programa de rádio "Dinas Sports".

    Além das dificuldades para adaptar suas equipes ao estilo europeu, a única fonte de críticas a Osorio é a falta de títulos internacionais. Na Copa Sul-Americana de 2014, pelo Atlético Nacional, ficou perto. Eliminou o São Paulo na semifinal, mas perdeu a final para o River Plate.

    Na última quinta-feira (21), o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, enalteceu o colombiano e declarou que "nem o Guardiola tem o currículo do Osorio".

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024