• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 06:30:04 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    'Com raça, sexualidade e religião não se brinca', diz Hypolito sobre ginastas

    MARCEL MERGUIZO
    DE SÃO PAULO
    MARINA GALEANO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    27/05/2015 18h38

    Em entrevista ao vivo à "TV Folha" nesta quarta-feira (27), o ginasta Diego Hypólito, 28, comentou o vídeo publicado nas redes sociais pelos ginastas Arthur Nory, 21, Fellipe Arakawa, 21, e Henrique Flores, 24, em que eles dirigem injúrias raciais ao colega Ângelo Assumpção, 18 –medalha de ouro no salto da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica.

    "Raça, sexualidade e religião –não existe brincadeira referente a isso. Com esses temas não se brinca. Eu não tenho nada a ver com isso, e também não tenho a atitude de falar para fazer isso ou aquilo. Quem sou eu? Mas eu nunca faria isso", declarou Hypolito.

    Segundo ele, que afirmou ainda não saber exatamente o que aconteceu, o pior teria sido a divulgação do vídeo nas redes sociais.

    "Não se pode colocar em uma rede social esse tipo de coisa, porque machuca muitas pessoas. Eu gosto muito do Ângelo e dos meninos, e eu me preocupo, porque eles são bons atletas. Eles têm que tomar mais cuidado e pensar que são pessoas importantes."

    Hypolito também comentou a relação do episódio com o "espírito olímpico", e manifestou desejo de que não afete o desempenho da seleção brasileira de ginástica.

    "Isso [o episódio do vídeo] suja muito o nome da ginástica. O olimpismo carrega a ideia do respeito ao próximo. Quanto à seleção brasileira, eu espero que a ferida feche, e que a gente possa se focar só no esporte, mesmo", disse.

    Sobre preconceito de modo geral no universo da ginástica, o atleta declarou que nunca presenciou nada que revelasse algum tipo de discriminação.

    "Nunca tive preconceito. A [ginasta] Daiane dos Santos é negra e isso não influencia em nada. Eu não sinto preconceito, mas também não sei como é com outras pessoas, que podem ter sentido algo diferente", completou.

    ENTENDA O CASO

    15.mai.2015
    VAZA O VÍDEO
    O ginasta Arthur Nory, ao lado de Felipe Arakawa e Henrique Flores, grava e publica vídeo no aplicativo Snapchat em que fazem injúrias raciais contra o companheiro de seleção Angelo Assumpção.

    DESCULPAS
    Após divulgação do jornal "O Globo", os três divulgam novo vídeo ao lado de Assumpção, dizem que foi uma brincadeira e pedem desculpas.

    Veja vídeo

    16.mai.2015
    INQUÉRITO
    A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) afirma que vai instaurar inquérito para encaminhar ao STJD da ginástica para definir eventuais punições aos atletas.

    DIEGO HYPÓLITO
    Mais experiente ginasta da seleção, Diego Hypolito publica texto em sua conta no Instagram em que defende os companheiros, diz que não existe intolerância na equipe e que o vídeo foi uma fatalidade, pois "todos são do bem".

    COB
    Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) diz que "não tolera racismo, preconceito e atitudes do gênero" mas lembra que "os atletas já se manifestaram arrependidos e a comissão técnica da seleção também já chamou a atenção deles".

    SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
    A secretaria ligada à Presidência da República diz que está acompanhando o caso e se coloca à disposição do ginasta Angelo Assumpção para orientá-lo.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024