• Esporte

    Tuesday, 07-May-2024 00:09:14 -03

    Logo do Especial Rio-2016

    'Mais do que ser medalhista olímpico, eu quero não cair', diz Diego Hypolito

    MARCEL MERGUIZO
    DE SÃO PAULO
    MARINA GALEANO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/05/2015 06h00

    As memórias olímpicas de Diego Hypolito são uma "queda de bunda" e uma "queda literalmente de cara", em Pequim-2008 e Londres-2012, respectivamente.

    Para os próximos Jogos, no Rio, em 2016, ele sonha com uma medalha, mas, acima de tudo, quer chegar de pé ao final de sua série no solo.

    "Mais do que ser medalhista olímpico, eu quero não cair", disse o ginasta em entrevista à TV Folha nesta quarta-feira (27).

    Bicampeão Mundial no solo (2005 e 2007), sua especialidade, Hypolito chegou à Olimpíada na China como favorito. Classificou-se em primeiro lugar nas eliminatórias com a nota 15.950, porém, na final, caiu sentado na última acrobacia e terminou em sexto lugar.

    "Eu achava impossível não ser medalhista olímpico naquele momento. Só que ninguém é invencível. Todo ser humano erra e acerta. Eu acreditava tanto naquilo, era tão real", relembra o atleta, que hoje se considera muito mais consciente.

    "Agora eu respiro na série. Antes eu confiava tanto em mim que não pensava em nada. Mas é preciso se concentrar, pensar em cada movimento."

    Marcelo Justo/Folhapress
    Diego Hypolito é entrevistado na redação da Folha
    Diego Hypolito é entrevistado na redação da Folha

    Após quatro anos, em Londres-2012, outra decepção. Voltando de lesão e sem o mesmo favoritismo, o brasileiro levou um tombo no início da sua apresentação e ficou fora da final do aparelho. Embora muito abalado, não jogou a toalha.

    "Seria muito mais fácil ter desistido depois daquilo. E eu não desisti. Muito pelo contrário. Desistir não faz parte do meu dialeto", afirma.

    Com dores na coluna, Diego Hypolito não irá disputar os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. A prioridade é preparar-se para o Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro -competição que pode lhe garantir a vaga na Rio-2016.

    "Não sei se vou ser medalhista olímpico. É muita pretensão da minha parte dizer isso. Mas que eu vou treinar para ser, vocês podem ter certeza. É meu sonho e até uma divida que eu tenho pelo tanto que já torceram por mim."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024