• Esporte

    Monday, 20-May-2024 16:57:22 -03

    Corrupção no futebol

    Fifa bane de atividades no futebol mais dois cartolas africanos

    BERNARDO ITRI
    ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE

    01/06/2015 15h10

    Após passar por seu maior episódio de corrupção, nesta segunda-feira (1º) a Fifa baniu do futebol mais dois cartolas.

    O presidente do Comitê de Ética da entidade, Hans-Joachim Eckert, decidiu barrar dois dirigentes da Federação Congolesa de Futebol: o vice-presidente, Jean Guy Nçaise Mayolas,e o secretário-geral, Badji Mombo Wantete.

    Além dos dois cartolas congoleses, a Fifa baniu também o secretário-geral da Concacaf, Enrique Sanz. O cartola foi impedido de atuar no futebol com base nas investigações do governo americano.

    A Fifa não informou os motivos do banimento desses cartolas.

    A decisão ocorre menos de uma semana após a entidade ter excluído outros 11 dirigentes das atividades no futebol, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

    O cartola brasileiro e os outros dez foram banidos em virtude da operação do governo norte-americano, que os acusa de receber propinas por contratos comerciais.

    DETIDOS

    A pedido das autoridades dos EUA, a polícia Suíça realizou nesta quarta-feira (27) uma operação surpresa para deter sete dirigentes da Fifa investigados por corrupção e com mandados de extradição. Entre os detidos está o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou a entidade me abril.

    Os outros detidos foram Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel.

    Agentes chegaram no início da manhã (horário local) ao luxuoso hotel cinco estrelas Baur au Lac, em Zurique, onde os dirigentes estão reunidos para um congresso anual da entidade máxima do futebol. A entrada do prédio foi bloqueada e dezenas de jornalistas se aglomeravam no local. Ainda não há informações de para onde os detidos foram levados.

    Os alvos da operação seriam principalmente dirigentes da Concacaf, como o presidente Jeffrey Webb. A entidade, que engloba os países das Américas do Norte e Central e do Caribe, realizou na terça (26) uma reunião que contou com a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter.

    Detidos

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024