• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 10:34:00 -03

    Corrupção no futebol

    crítica

    Filme sobre Fifa adquire ar de comédia com caso atual

    ANDRÉ BARCINSKI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    03/06/2015 02h00

    Divulgação
    O ator Tim Roth (dir.) interpreta Joseph Blatter no filme "United Passions"
    O ator Tim Roth (dir.) interpreta Joseph Blatter no filme "United Passions"

    Se alguém ainda precisa de prova da arrogância e vaidade da Fifa, basta assistir a "United Passions" (em tradução literal, "Paixões Unidas"), o filme que ela produziu ao custo de R$ 77 milhões para fazer apologia de si.

    Dirigido pelo francês Frédéric Auburtin, o filme tem Gérard Depardieu no papel de Jules Rimet, Sam Neill ("Parque dos Dinossauros") interpretando João Havelange e Tim Roth ("Pulp Fiction") como Joseph "Sepp" Blatter.

    Apesar do elenco, o resultado é patético, um dramalhão insosso que, com as recentes prisões e acusações de corrupção, adquire ares de comédia.

    Uma das primeiras cenas já mostra a empáfia dos fundadores da Fifa: em 21 de maio de 1904, eles se reúnem e celebram a fundação da entidade: "A partir de hoje, vamos decidir as regras do futebol em todo o mundo!".

    Logo entra em cena Rimet (Depardieu), "inventor" da Copa do Mundo. Em cena emblemática do modus operandi da Fifa, ele combina com um multimilionário uruguaio a realização da primeira Copa, em 1930: "A Fifa é pobre", diz Rimet. "Você pode garantir para nós um percentual sobre cada ingresso vendido?".

    A coisa degringola com a chegada de Havelange e Blatter, que passam o filme atrás de grana. Em reunião, Blatter soca a mesa: "Nossas finanças são um desastre! Liguem pra Brejnev, Fidel ou Mao, não importa, mas preciso de resultados!". Havelange se refere a Blatter como "homem bom para achar dinheiro".

    O Brasil aparece diversas vezes. Havelange toma banho de piscina em cobertura na Vieira Souto, enquanto o Maracanã, na final da Copa de 1950, ostenta anúncios de "cervesa" e "biscuito". E um encontro entre Havelange e Blatter é premonitório: "Sepp, meu amigo, você será presidente da Fifa, mas ouça o que digo: o menor erro de sua parte, e você está fora!". É ver para crer.

    PAIXÕES UNIDAS
    (UNITED PASSIONS)

    DIRETOR: Frédéric Auburtin

    ELENCO: Gérard Depardieu, Tim Roth e Sam Neill

    PRODUÇÃO: França, 2014

    AVALIAÇÃO: Péssimo

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024