• Esporte

    Friday, 03-May-2024 18:46:47 -03

    Mineirinho e Filipinho brigam pelo topo do Mundial de surfe em Fiji

    ÉDER FANTONI
    DE SÃO PAULO

    06/06/2015 02h00

    Pela primeira vez na história do Mundial de surfe, uma etapa vai começar com dois brasileiros nas duas primeiras colocações da classificação.

    Adriano de Souza, o Mineirinho, 28, chega a Fiji na liderança da competição, mas com apenas 550 pontos de vantagem sobre Filipe Toledo, 20, que venceu no Rio, no mês passado.

    A quinta etapa do Mundial começa neste sábado (6). A primeira chamada será feita às 16h30 (de Brasília).

    O evento terá quatro desfalques por contusão (Michel Bourez, Jordy Smith, Brett Simpson e John John Florence), mas nem por isso será fácil para os brasileiros.

    A etapa é ainda mais desafiadora que o Rio, pois acontece em ondas maiores e mais pesadas em relação ao evento realizado na praia da Barra da Tijuca, onde Filipinho brilhou com os seus aéreos, manobra em que o surfista salta sobra a onda.

    "[Fiji] requer uma leitura mais refinada. Uma boa escolha será fundamental. Tenho surfado esse tipo de onda no dia a dia e isso ajuda a melhorar", disse Filipinho por e-mail à Folha.

    No Rio, as ondas são mais irregulares e menores. Em Fiji, são mais consistentes e podem chegar a seis metros de altura, com ótimos tubos. É mais perigoso também, pois quebram em um recife. Um descuido pode significar grandes arranhões.

    Em 2014, Gabriel Medina ficou com o título da etapa ao bater na final o americano Nat Young, 23, por 18,40 a 14,77.

    "Existem surfistas que têm maior experiência neste tipo de onda, mas isso tem mudado nos últimos anos. [Os brasileiros] têm vencido em etapas com ondas pesadas também", afirmou Filipinho.

    E se o paulista de Ubatuba mira o topo do ranking, Mineirinho busca a recuperação, já que foi eliminado na terceira fase da etapa brasileira.

    "Fiquei muito decepcionado, não esperava ser eliminado tão cedo [no Rio]. Meu foco total agora é continuar na liderança. A gordura de pontos foi embora e a luta será bem difícil", disse Mineirinho.

    CONFIRA AS PRINCIPAIS MANOBRAS DO SURFE

    Manobras do surfe; Crédito Ilustrações Lydia Megumi; Infográfico Alex Kidd e Pilker/Editoria de Arte/Folhapress

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024