• Esporte

    Sunday, 16-Jun-2024 08:42:19 -03

    Movido a macarrão, Marcelo Melo busca título inédito em Roland Garros

    GUILHERME SETO
    DE SÃO PAULO

    06/06/2015 02h00

    Neste sábado (6), o mineiro Marcelo Melo (3º no ranking de duplas) entrará em quadra ao lado do croata Ivan Dodig (8º) como o primeiro brasileiro a disputar uma final de duplas masculinas no torneio de Roland Garros.

    Na final, eles enfrentarão os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, líderes do ranking de duplas.

    Diante do nervosismo que precede as decisões, o brasileiro e o croata se protegem com um ritual alimentício.

    "Antes de jogos importantes, por tradição, comemos a mesma massa e tomamos a mesma bebida: um penne ao molho de quatro queijos com uma água com gás", conta Melo, que já foi vice de duplas mistas em Roland Garros.

    Em 2013, em Wimbledon, na única outra vez em que Melo e Dodig chegaram a uma final de Grand Slam, eles perderam de virada para os gêmeos americanos.

    "Desde Wimbledon, a gente adquiriu experiência em torneios grandes. Aprendemos a administrar melhor o resultado, além de melhorar os saques e as devoluções. Hoje, eu e o Ivan estamos mais sólidos", conta Melo.

    Sobre a possibilidade de ser o primeiro brasileiro a ganhar o torneio na categoria, ele diz que tenta não pensar nisso.

    "Neste momento, o mais importante é manter o foco na final. Não é bom ficar pensando no que viria a acontecer caso fossemos campeões. Gera uma ansiedade maior do que a que já temos por disputar a final", explica.

    Melo e Dodig chegaram às semifinais dos dois últimos Grand Slams que disputaram, o Aberto dos Estados Unidos e o da Austrália, e venceram o torneio de Acapulco em fevereiro deste ano.

    Sobre o confronto com os Bryan, "a melhor dupla da história", Melo diz que não mudarão a estratégia.

    "Enfrentar os Bryan é uma pedreira, logicamente. Mas vamos entrar como sempre jogamos contra eles, tentando ser o mais agressivos possível. Já ganhamos deles, e precisamos acreditar que podemos ganhar desta vez", diz Melo.

    EM CASA

    Historicamente, Roland Garros é o torneio preferido dos tenistas brasileiros.

    Ao todo, o país tem sete títulos no torneio francês, em quatro categorias distintas: ganhou três vezes em simples, com Gustavo Kuerten (1997, 2000 e 2001); uma em duplas femininas, com Maria Esther Bueno (ao lado da americana Darlene Hard, em 1960); duas em duplas mistas, com Bueno (ao lado do australiano Bob Howe, em 1960) e Thomaz Koch (junto à uruguaia Fiorella Bonicelli, em 1975); e em duplas juvenis, com Kuerten em parceria com o equatoriano Nicolás Lapentti, em 1994.

    NA TV

    M. Melo e I. Dodig x B. Bryan e M. Bryan

    A partir das 10h Bandsports

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024