• Esporte

    Saturday, 27-Apr-2024 23:39:18 -03

    Corrupção no futebol

    Enfraquecida, CBF abre caminho para criação de liga independente

    SÉRGIO RANGEL
    DO RIO

    08/06/2015 22h24

    Os clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro aproveitaram a crise da CBF e conseguiram viabilizar a criação de uma liga independente da entidade.

    Em reunião com representantes dos times da Série A, o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, cedeu à pressão e vai apresentar na quinta (12) uma emenda ao estatuto para retirar o poder de veto da entidade no conselho técnico do torneio.

    Caso a medida seja aprovada na assembleia extraordinária, os clubes decidirão tudo sobre o torneio –definição da tabela, fórmula de disputa da competição, acesso e descenso, arbitragem e até preço de ingressos, entre outras coisas.

    "A partir de agora, vamos ter o controle total da disputa do Brasileiro. Isso é o embrião de uma liga. Já chegamos no andar intermediário", afirmou o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar.

    A CBF vive a maior crise da história.

    Desde a semana passada, o ex-presidente José Maria Marin está preso na Suíça acusado de receber propina na venda de direitos de torneios no Brasil e no exterior. Principal executivo da gestão Marin, Del Nero, que assumiu a CBF em abril, é suspeito de participar do esquema.

    Nesta terça (9), o presidente da CBF vai ser sabatinado pelos integrantes da comissão de esportes da Câmara dos Deputados sobre sua atuação nos três anos de trabalho na entidade.

    "Sempre lutamos por isso. Vamos agora aguardar a aprovação [na reunião da assembleia]", disse o presidente do Vasco, Eurico Miranda.

    De acordo com o dirigente são paulino, a liga só conseguiria entrar em vigor em 2017.

    Em contrapartida, os cartolas deixaram o prédio da CBF apoiando a permanência de Del Nero no cargo. "As acusações são graves, mas temos que preservar o direito de defesa. Vamos esperar que se investigue e apure.
    Não há nada que o faça deixar o poder agora", afirmou o presidente do Sport, João Humberto Martorelli.

    BOM SENSO

    Logo após a reunião na CBF, 12 dirigentes de clubes se reuniram para discutir a criação da liga em um hotel da zona oeste do Rio. Palmeiras, São Paulo e Santos participaram do encontro. Movimento organizado por atletas que cobram a modernização do futebol, o Bom Senso F.C também mandou representante, o zagueiro Paulo André. Flamengo e Fluminense organizaram o encontro.

    Antes, o Bom Senso divulgou uma nota pedindo a saída de Del Nero do comando da CBF.

    O presidente do Santos, Modesto Roma, deixou o encontro para protestar contra a inclusão do Bom Senso.

    "A reunião já começou errada. Assim não dá liga", disse Roma. O Bahia e o Ceará também enviaram representante

    MUDANÇA DE VICE

    A CBF vai apresentar na quinta a mudança da definição da linha sucessória da entidade. A confederação quer impedir que o catarinense Delfim Peixoto, 74, primeiro na linha sucessória, assuma o poder, caso Del Nero renuncie. Pelo estatuto da entidade, o vice mais velho assume o posto vago. Pela proposta, os cinco vices decidem o dirigente que vai assumir.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024