• Esporte

    Thursday, 02-May-2024 10:30:17 -03

    Corrupção no futebol

    Chuva atrapalha protesto contra Del Nero antes de amistoso da seleção

    MARCEL RIZZO
    ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

    10/06/2015 19h26

    Um grupo denominado "O Povo do Clube", ligado a torcedores do Internacional, tentou agregar pessoas para realizar uma caminhada de protesto contra a CBF e seu presidente, Marco Polo Del Nero, no início da noite desta quarta (10).

    O objetivo era sair do centro de Porto Alegre e seguir até o estádio do Beira-Rio, onde a seleção brasileira enfrenta Honduras, a partir das 22h desta quarta (10).

    Eles não contavam, porém, que o tempo fosse virar na capital gaúcha. Depois de uma terça-feira (9) ensolarada, quando o grupo conseguiu colocar faixas contrárias à CBF na rodoviária de Porto Alegre, e nas avenidas Silva Só e Goethe, na quarta a chuva chegou e afastou interessados em participar do protesto - a convocação foi feita por meio de redes sociais.

    No início da noite, menos de dez pessoas estavam no ponto de concentração, no Largo Glênio Pires. As faixas espalhadas na terça diziam "Fora Del Nero", "Fora CBF" e "Fora Máfia da Bola". Apenas a da rodoviária continuava exposta na manhã de quarta.

    O grupo também está fazendo uma campanha na internet para que seja usada a hashtag #foramafiadabola, na rede social Twitter, durante o jogo da seleção nesta quarta.

    O ex-presidente da CBF, e atual vice afastado, José Maria Marin está preso na Suíça, acusado de receber propina de empresas de marketing esportivo para fechar contratos comerciais para competições organizadas pela CBF e pela Conmebol.

    Marco Polo Del Nero, o atual presidente, não teve o nome implicado, mas há indícios, segundo a investigação do Departamento de Justiça dos EUA, de que teria recebido parte do dinheiro.

    Em meio à crise, Del Nero desistiu de ir a Porto Alegre nesta quarta para acompanhar o amistoso. Além disso, ele também não deve ir ao Chile para ver as primeiras partidas do Brasil na competição continental e enviará um novo representante, que dividirá funções com João Dória Jr, que será o chefe de delegação no torneio.

    No jogo desta quarta (10), a CBF será representada pelo diretor de marketing, Gilberto Ratto. O chefe de delegação deste jogo é Francisco Novelletto, presidente da federação gaúcha e desafeto de Del Nero, mas disse que aceitou o convite para representar seu estado.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024