• Esporte

    Sunday, 19-May-2024 00:14:41 -03

    Corrupção no futebol

    Justiça dos EUA apura pagamentos da Nike à CBF, diz "Wall Street Journal"

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    13/06/2015 10h20

    O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando os pagamentos realizados pela multinacional esportiva Nike à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 1996, publicou nesta sexta-feira (12) o "Wall Street Journal".

    Segundo essa publicação, a Justiça americana está analisando o acordo de patrocínio de dez anos assinado em 1996 entre CBF e Nike no valor de US$ 160 milhões.

    Após a assinatura do contrato, a Nike pagou outros US$ 40 milhões em conceito de "despesas de marketing", que não estavam contempladas no acordo inicial, e que foram depositados em uma conta bancária na Suíça em nome de uma empresa brasileira de patrocínio esportivo.

    O documento ao qual o "Wall Street Journal" teve acesso não identifica, em nenhum momento, a Nike por seu nome, mas se refere a "uma multinacional esportiva americana". Segundo esse mesmo jornal, fontes ligadas à investigação confirmaram que se trata da Nike.

    O governo dos EUA anunciou no dia 27 de maio uma ampla investigação contra a corrupção no mundo do futebol que afeta vários dirigentes da Fifa e que, segundo o Departamento de Justiça, envolve a escolha da África do Sul como sede da Copa do Mundo em 2010 e a designação do presidente da Fifa em 2011.

    No contexto dessa investigação, foram apresentadas acusações contra 14 pessoas, entre dirigentes da Fifa e executivos de empresas relacionadas com essa entidade, após a surpreendente detenção de sete deles, incluído o ex-presidente da CBF José Maria Marin, em um luxuoso hotel da Suíça.

    Os indiciados

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024