• Esporte

    Saturday, 18-May-2024 10:48:33 -03

    Segundo brasileiro a vencer NBA, Leandrinho 'profetiza' e fica bêbado

    DE SÃO PAULO

    17/06/2015 18h47

    Nesta terça-feira (16), o armador Leandrinho, 32, tornou-se o segundo brasileiro a ser campeão da NBA, após a vitória do Golden State Warriors sobre o Cleveland Cavaliers, fora de casa, por 105 a 97, resultado que encerrou a série final em 4 a 2 para os vencedores. O primeiro brasileiro campeão foi o pivô Tiago Splitter, no ano passado, com o San Antonio Spurs.

    Mas apesar da felicidade da conquista, Leandrinho não parece ter ficado surpreso. Isso porque logo após a vitória, o jogador postou um vídeo dos vestiários em que ele aparece perguntando aos companheiros "o que eu disse seis meses atrás?", para receber como resposta "que seríamos campeões!".

    Os fãs do jogador e do Warriors então começaram a compartilhar a hashtag "#barbosaknows ("#barbosasabe") nas redes sociais. Barbosa é o sobrenome de Leandrinho.

    Leandrinho

    Horas depois, Leandrinho ainda postou vídeo da festa que ele e seus companheiros fizeram dentro do avião.

    Após doze anos na NBA e passagens por Phoenix Suns (2003-2010), Toronto Raptors (2010-2012), Indiana Pacers (2012), Boston Celtics (2012-2013), Suns novamente (2014) e Golden State Warriors (2014), e certa oscilação de desempenho ao longo dessa peregrinação –também por conta de lesões–, Leandrinho comemorou muito sua conquista.

    "Nós somos campeões! Eu já estou bêbado, sabe? Eu não sei como vamos comemorar, mas este é um momento especial e tudo que eu quero é estar com a minha família. Eu não tenho palavras, me desculpe", disse Leandrinho em entrevista no vestiário após a conquista. O estado de embriaguez do brasileiro foi noticiado em tom de humor pelo site norte-americano "Sun Times".

    Leandrinho

    Mais tarde, via assessoria de imprensa, Leandrinho comentou mais ponderadamente sua vitória, e destacou a desconfiança pela qual vinha passando nos últimos anos.

    "Eu estou realmente muito feliz. Trabalhei muito e vi meus companheiros trabalharem tanto quanto para que fizéssemos uma grande temporada. Havia toda a questão da desconfiança, tanto em relação a mim como ao time, por ser uma equipe jovem. Mas mostramos que com trabalho sério e muita dedicação, é possível alcançar nossos maiores objetivos", afirmou.

    Ele ainda fez referência ao Brasil em sua declaração.

    "Realizei meu sonho depois de anos de sacrifício. Fico muito orgulhoso de poder elevar o nome do meu país no esporte mundial e mostrar para milhares de crianças que sonham em jogar basquete que é possível chegar no topo. Tenho orgulho de ter sempre acreditado muito em mim e hoje posso comemorar esse feito histórico com merecimento", disse.

    A conquista do título da principal liga do basquete norte-americano é o ápice de uma passagem de altos e baixos de Leandrinho na NBA. Em 2007, ele foi eleito o melhor "sexto homem" da NBA, com médias de 18,1 pontos, 4 assistências e 2,7 rebotes por jogo. No entanto, nos últimos anos, o armador tem perambulado entre clubes e poucas vezes repetiu o desempenho promissor das primeiras temporadas.

    O contrato de Leandrinho com o Golden State Warriors encerrou-se nesta terça-feira (16), com o fim da temporada, e o jogador e o clube ainda não se manifestaram sobre a possibilidade de renovação de seu contrato.

    NBA

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024