• Esporte

    Monday, 20-May-2024 15:48:03 -03

    Santos vence clássico, sai da zona do rebaixamento e tira Corinthians do G4

    GUILHERME YOSHIDA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    20/06/2015 18h34

    Com um gol de Ricardo Oliveira, que se tornou artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com cinco gols, o Santos venceu o clássico contra o Corinthians por 1 a 0 na tarde deste sábado (20), na Vila Belmiro, pela oitava rodada da competição.

    Com o resultado, a equipe santista conseguiu afastar a crise que rondava o clube após cinco jogos sem vitórias e saiu da zona do rebaixamento ao chegar aos dez pontos.

    Já o Corinthians, que vinha embalado pelas duas vitórias consecutivas, não conseguiu repetir o desempenho das rodadas anteriores e não jogou bem, principalmente no primeiro tempo, quando sofreu o gol da derrota. Para piorar, os corintianos saíram do G4. Continuam com os mesmos 13 pontos.

    O Santos, que foi comandado pelo auxiliar Serginho Chulapa, já que Marcelo Fernandes cumpriu suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, foi bem melhor no jogo e conseguiu abrir o placar logo no começo da partida, com Ricardo Oliveira.

    Já no segundo tempo, o Corinthians melhorou e pressionou os donos da casa. Porém, apesar de acertar a trave duas vezes no fim do confronto, os visitantes não conseguiram chegar ao empate.

    O clássico ainda teve dois jogadores expulsos, o santista Longuine e o corintiano Fagner, que levaram o cartão vermelho depois de cometerem faltas duras já na etapa final.

    O JOGO

    O primeiro tempo foi dominado totalmente pelo Santos. Com mais posse de bola e presença ofensiva, a equipe da Vila Belmiro sempre levou perigo à defesa corintiana com jogadas em velocidade pelos lados do campo, com Gabriel sobre Fagner e Geuvânio em cima de Uendel.

    Assim, os santistas fizeram 1 a 0 ainda no começo da partida. Aos 9min, Ricardo Oliveira, em impedimento, recebeu belo passe de Longuine nas costas da defesa do Corinthians e chutou cruzado para abrir o placar no clássico. Apesar de o chute ter sido forte, o goleiro Cássio poderia ter feito a defesa, mas deixou a bola passar por baixo do seu corpo.

    Veja vídeo

    Apático, o Corinthians assistia ao Santos trocar passes em velocidade. O time visitante não marcava pressão, uma das suas características marcantes, e também tinha muitas dificuldades de chegar ao ataque, deixando Vágner Love isolado entre os zagueiros adversários.

    E por pouco os corintianos não foram para os vestiários perdendo por mais gols. Além dos equívocos do ataque santista, um erro de arbitragem também evitou o segundo gol antes do intervalo. Aos 19min, Geuvânio recebeu passe em posição legal e chutou para o fundo das redes, mas o árbitro Luis Flavio de Oliveira anulou o lance ao alegar impedimento do camisa 11 santista.

    Na busca pelo empate, o Corinthians voltou dos vestiários com uma postura mais agressiva e foi melhor no segundo tempo. Com mais posse de bola, a equipe da capital rondou a área do goleiro Vladimir com mais frequência e pressionou os donos da casa. Com o domínio corintiano, até o santista Longuine foi expulso.

    Porém, a equipe da Vila Belmiro era mais perigosa nos contra-ataques. Com a entrada de Neto Berola, os santistas ficaram ainda mais envolventes na frente. O atacante, inclusive, causou a expulsão de Fagner, que optou por parar o contragolpe que seria puxado pelo adversário.

    E, mesmo 10 contra 10, o Corinthians se lançou ao campo de ataque e chegou a acertar a trave por duas vezes, em cabeçada de Luciano e em chute de Edilson da entrada da área. Mas o empate não veio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024