• Esporte

    Sunday, 28-Apr-2024 10:53:18 -03

    Engenheiro 'motivador' deu aval à saída de Neymar da concentração

    MARCEL RIZZO
    SÉRGIO RANGEL
    ENVIADOS ESPECIAIS A SANTIAGO

    23/06/2015 02h00

    Dunga deixou psicólogos de lado e apostou no "engenheiro do tetra". Desde o início da Copa América, o treinador tem o motivador Evandro Mota na concentração.

    Ele prepara as preleções com Dunga, se reúne com a comissão técnica e conversa com alguns atletas. No domingo (21), chegou a vestir o agasalho da CBF no estádio Monumental e participou da entrevista de Dunga após a vitória sobre a Venezuela.

    Depois do jogo, Mota deu o seu aval para a liberação de Neymar. Formado em engenharia pela PUC-RJ, ele atua há mais de duas décadas nas áreas "motivacional, de autogestão e melhoria de desempenho". Nas suas palestras, mistura esportistas como Ayrton Senna e Michael Jordan e líderes como indiano Mahatma Gandhi e o americano Martin Luther King.

    Ivonaldo Alexandre/Folhapress/13.abr.2012
    O motivador Evandro Mota
    O motivador Evandro Mota

    O engenheiro já era conhecido de Dunga e do coordenador Gilmar Rinaldi. Mota foi contratado por Carlos Alberto Parreira para trabalho semelhante na Copa de 1994.

    Desde então, ele se profissionalizou em esporte e já atuou em dezenas de clubes.

    'O Evandro faz um trabalho igual ao que fez em 1994. Ele participa do dia a dia para avaliar situações e nos passa como trabalhar melhor com o grupo', disse Rinaldi.

    Na Copa de 2014, Luiz Felipe Scolari contava com a psicóloga Regina Brandão, que não ficava com a seleção.

    Mota trabalhou três temporadas no Benfica, onde era o braço direito do técnico Jorge Jesus, que deixou o clube. Ele recebia por temporada cerca de R$ 1,7 milhão para comandar o Gabinete de Excelência Competitiva.

    Infográfico Seleções na Copa América

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024